“Desde a manhã preparo uma oferenda. E fico, Senhor, a espera do teu sinal.”
A oração do Ofício Divino das Comunidades, todas as manhãs, nos tem dado a inspiração da saída: “Enviados pelo Senhor, à sua frente, aos lugares aonde, Ele próprio, o Senhor, devia ir”.
A graça da visita é a Graça do Evangelho com toda a sua força!
Acreditamos na força de convocação da mesa e dos inúmeros endereços missionários que o dia nos oferece para a vivência da partilha e da comunhão, da palavra e do silêncio, da alegria e da esperança, da acolhida e da festa, dos desafios e dos compromissos. Tudo na presença de Deus que nos acompanha com seu amor!
No campo de missão não trabalhamos sozinhos, não anunciamos sozinhos, não partimos sozinhos. A grandeza dos espaços missionários nos permite dialogar com os inúmeros enviados do Senhor para o cuidado do bem comum. Na visita aos atores sociais (agentes de segurança pública, vereadores e vereadora, executivo e secretariado público municipal), as exigências e urgências do cuidado evidenciaram muitos desafios e caminhos possíveis.
No encontro com a juventude um grande sinal: o início do processo de discussão em vista da criação do conselho municipal da juventude e/ou secretaria municipal da juventude, visando a conquista de políticas públicas voltadas para juventude.
Chegamos ao fim da VPM, confirmando a aliança missionária da Fraternidade Missionária Itinerante com a Diocese, com a Área Pastoral São Miguel Arcanjo e com os vários apelos missionários que o próprio Evangelho nos aponta na itinerância.
Na missão, todos os dias, partimos da pia batismal, da cruz, da palavra e da eucaristia. E, todos os dias, retornamos à pia batismal que nos envia, à cruz que nos santifica, à palavra que nos confirma e à eucaristia que nos fortalece. Não dá para ser diferente!
Bendito seja Deus por tantas visitas através da Visita Pastoral Missionária!
Agradecemos, imensamente, a todas as pessoas que fizeram parte deste grande mutirão de evangelização, atendendo o chamado, abrindo portas e janelas, permitindo a graça acontecer.
Por: Fraternidade Missionária Itinerante