Endereço:
Av. Prof. Rafael Farias, 534
CEP: 64.500-000 – Oeiras – Piauí
Tel.: (89) 3462-1710
E-mail: [email protected]
Brasão Episcopal – É um emblema utilizado pela Igreja Católica para identificar cada bispo, suas inspirações pessoais, os aspectos de sua espiritualidade em seu modo de Evangelizar.
Chapéu Prelatício – Envolvendo o escudo episcopal fica o chapéu do peregrino (galero), emblema de todos os prelados e sacerdotes do rito latino da Igreja Católica Romana por mais de mil anos. Para o bispo, o chapéu do peregrino é sempre verde escuro.
O chapéu e os bordões (Fiochi) – Para o bispo há seis borlas suspensas em ambos os lados do chapéu em estilo piramidal – representam a Igreja e a missão apostólica do Bispo como sucessor dos apóstolos, em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e o colégio episcopal. A luz que se propaga de cada elemento do bordão indica a continuidade e a ação do Espírito que anima a sua Igreja.
A Cruz e o Báculo Justapostos indica a configuração a Cristo, Bom Pastor, que anima o seu eleito para que esse possa animar o povo a ele confiado, com o seu múnus de ensinar, santificar e governar.
No Escudo estão colocados alguns símbolos que ilustram o programa de vida e de evangelização do Bispo.
O Escudo de Dom Edilson está dividido em três partes e evidenciado em duas cores: vermelho e azul. .As três partes remetem à Santíssima Trindade, fonte e razão da missão episcopal e da Igreja.
Campo Vermelho – Sinal de comunhão – Uma das características do Dom Edilson é o seu interesse em estar sempre junto e em comunhão com todos os que formam o corpo eclesial.
Campo Azul – Lembra o infinito, o nosso destino, o ponto de chegada para onde todos nós peregrinos caminhamos.
Pelicano – Uma clássica representação heráldica de abnegação, pois ele esta em cima do ninho abrindo seu peito e dando aos filhotes seu próprio sangue para alimentá-los.
O Cálice – O cálice, por si já comunica – A eucaristia é a fonte e o ápice na vida de um cristão. Não pode faltar, portanto, a um sucessor dos Apóstolos a espiritualidade eucarística, pois foi exatamente a estes que Jesus, na última Ceia, deu o mandado “Façam isto em memória de mim”.
Símbolo Mariano – Representa a presença de Nossa Senhora na vida da Igreja. O Papa Francisco nos lembra que “Maria vela por todos e cada um de nós, como mãe e com uma grande ternura, misericórdia e amor, e sempre nos incentiva a sentir seu olhar amável”. Dom Edilson sempre experimentou esta presença materna de nossa Senhora em sua vida. Nas Paróquias que ele foi pároco, três delas têm a Imaculada Conceição como padroeira e ele tem provado em todas, a graça da sua mediação.
O Lema Episcopal – In Omnes Caritas – Em tudo a Caridade – Inspirado na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 13, Dom Edilson tomou estas palavras como motivação para o seu ministério episcopal. Qualquer ação desempenhada na vida de um cristão (falar a língua dos homens e dos anjos, a profecia, distribuir os bens), se não for movida pela caridade, ela perde a riqueza do seu significado. Diz a Carta: “A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais passará” (I Cor 13, 4-8).
Faixa Cor Prata – O Lema encontra-se na faixa de cor Prata que é sinal de fraternidade. É com espírito fraterno que Dom Edilson pretende exercer o seu ministério episcopal.