Bispo

• Nascido aos nove de maio de 1965, em Touros – RN – Brasil;
  • Filho de José Soares Gabriel e Maria Odete Nobre Soares;
  • Foi batizado dia 26 de dezembro de 1965 em Touros;
  • Viveu sua infância e a juventude em Pureza e João Câmara, municípios do Rio Grande do Norte.
  • Fez a Primeira Eucaristia e a Crisma na cidade de João Câmara;
  • Ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, no ano de 1984;
  • Cursou Filosofia no Seminário de São Pedro e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
  • Cursou Teologia no Seminário de São Pedro;
  • Ordenado diácono dia 19 de agosto de 1990 em João Câmara,
  • Ordenado presbítero dia 06 de abril de 1991, na Catedral Metropolitana de Natal,
  • Cursou bacharelado em Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, nos anos 2005 a 2007.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

• Foi Vigário Paroquial, Pároco e Administrador Paroquial nas seguintes Paróquias: São Paulo Apóstolo em São Paulo do Potengi, Nossa Senhora da Conceição em Lajes do Cabugi, São Paulo Apóstolo em Pedro Avelino, Nossa Senhora de Conceição em Macau, São João Batista em Pendências, São João Maria Vianney, em Roma, Imaculada Conceição em Nova Cruz, Nossa Senhora Aparecida em Natal e Sant’Ana em Natal.
  • Dom Edilson assumiu as seguintes funções diocesanas na Arquidiocese de Natal: Coordenador da Pastoral Presbiteral, Vigário Episcopal para o Clero, Coordenador do Setor Comunicação,  membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho Presbiteral, membro do Conselho de Assuntos Econômicos e Administrativos e Vigário Geral;
  • Foi nomeado Bispo para a Diocese de Oeiras-PI pelo Santo Padre o Papa Francisco, dia 11 de janeiro de 2017;
  • Foi ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Natal, dia 20 de março de 2017;
  • Foi empossado canonicamente na Diocese de Oeiras-PI dia 01 de abril de 2017.
  • Atualmente, o dom Edilson é Bispo Referencial da Comunicação no Regional Nordeste 4 que abrange todo o território do Piauí.
  • Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ele integra a Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação.
  • “Em tudo a caridade”. Este é o lema episcopal que serve de inspiração e de motivação para o exercício do ministério episcopal de Dom Edilson Sores Nobre.

Endereço:

Av. Prof. Rafael Farias, 534

CEP: 64.500-000 – Oeiras – Piauí

Explicação do Brasão

Brasão Episcopal É um emblema utilizado pela Igreja Católica para identificar cada bispo, suas inspirações pessoais, os aspectos de sua espiritualidade em seu modo de Evangelizar.

Chapéu Prelatício Envolvendo o escudo episcopal fica o chapéu do peregrino (galero), emblema de todos os prelados e sacerdotes do rito latino da Igreja Católica Romana por mais de mil anos. Para o bispo, o chapéu do peregrino é sempre verde escuro.

O chapéu e os bordões (Fiochi) Para o bispo há seis borlas suspensas em ambos os lados do chapéu em estilo piramidal – representam a Igreja e a missão apostólica do Bispo como sucessor dos apóstolos, em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e o colégio episcopal. A luz que se propaga de cada elemento do bordão indica a continuidade e a ação do Espírito que anima a sua Igreja.

A Cruz e o Báculo Justapostos indica a configuração a Cristo, Bom Pastor, que anima o seu eleito para que esse possa animar o povo a ele confiado, com o seu múnus de ensinar, santificar e governar.

No Escudo estão colocados alguns símbolos que ilustram o  programa de vida e de evangelização do Bispo.

O Escudo de Dom Edilson está dividido em três partes e evidenciado em duas cores: vermelho e azul. .As três partes remetem à Santíssima Trindade, fonte e razão da missão episcopal e da Igreja.

Campo Vermelho – Sinal de comunhão – Uma das características do Dom Edilson é o seu interesse em estar sempre junto e em comunhão com todos os que formam o corpo eclesial.

Campo Azul – Lembra o infinito, o nosso destino, o ponto de chegada para onde todos nós peregrinos caminhamos.

Pelicano – Uma clássica representação heráldica de abnegação, pois ele esta em cima do ninho abrindo  seu peito e dando  aos filhotes seu próprio sangue para alimentá-los.

O Cálice – O cálice, por si já comunica – A eucaristia é a fonte e o ápice na vida de um cristão. Não pode faltar, portanto, a um sucessor dos Apóstolos a espiritualidade eucarística, pois foi exatamente a estes que Jesus, na última Ceia, deu o mandado “Façam isto em memória de mim”.

Símbolo Mariano – Representa a presença de Nossa Senhora na vida da Igreja. O Papa Francisco nos lembra que “Maria vela por todos e cada um de nós, como mãe e com uma grande ternura, misericórdia e amor, e sempre nos incentiva a sentir seu olhar amável”. Dom Edilson sempre experimentou esta presença materna de nossa Senhora em sua vida. Nas Paróquias que ele foi pároco, três delas têm a Imaculada Conceição como padroeira e ele tem provado em todas, a graça da sua mediação.

O Lema Episcopal – In Omnes Caritas – Em tudo a Caridade – Inspirado na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 13, Dom Edilson tomou estas palavras como motivação para o seu ministério episcopal. Qualquer ação desempenhada na vida de um cristão (falar a língua dos homens e dos anjos,  a profecia, distribuir os bens), se não for movida pela caridade, ela perde a riqueza do seu significado. Diz a Carta: “A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais passará” (I Cor 13, 4-8).

Faixa Cor Prata – O Lema encontra-se na faixa de cor Prata que é sinal de fraternidade. É com espírito fraterno que Dom Edilson pretende exercer o seu ministério episcopal.