VOCÊ TEM FOME E SEDE DO QUE?

Compartilhe:

 

As ações de Deus estão sempre escondidas ao entendimento humano.

A verdade é que as ações de Deus estão sempre ligadas, coerentemente, ao seu Plano de Amor. Ele quer nos salvar! Tudo o que Deus faz é para realizar esta Vontade. Como não compreendemos isso, não compreendemos as ações de Deus. O nosso olhar, pensamento, vontade e desejos vivem em conflito dentro de nós (cf. Gl 5,7).

Muitas vezes, contra nossa própria natureza e salvação, acabamos buscando e escolhendo o que nos prejudica, física e espiritualmente. Essa contradição explica porque temos dificuldade de agir e viver segundo a Vontade de Deus.

Vamos pegar o evangelho de João, capítulo 6.

Uma grande multidão procura Jesus “porque as pessoas viram os sinais que ele fazia, curando os doentes” (Jo 6,2). Jesus atende o povo que, não só tem sede de Deus, mas está com fome: “Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus e distribuiu aos que estavam sentados. Fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram o quanto queriam”. Ele os saciou plenamente!

Jesus realizou a multiplicação dos pães e peixes como um sinal da salvação que ele queria realizar. A partir de uma necessidade humana queria entregar-lhes o Reino.

O povo voltou no dia seguinte para procurar Jesus: “Quando encontraram Jesus no outro lado do lago, perguntaram: ‘Rabi, quando chegaste aqui?’ Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos’” (Jo 6,25-26).

Enquanto Jesus quer dar o máximo, o povo vem buscar o mínimo. E então Ele repreende o povo: “Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês, porque foi ele quem Deus Pai marcou com seu selo” (Jo 6,27).

O Diálogo com o povo se prolonga e os ensinamentos de Jesus aprofundam Plano de amor de Deus: “Então eles perguntaram: ‘O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?’ Jesus respondeu: ‘A obra de Deus é que vocês acreditem naquele que ele enviou.’ Eles perguntaram: ‘Que sinal realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Qual é a tua obra?   Nossos pais comeram o maná no deserto, como diz a Escritura: Ele deu-lhes um pão que veio do céu.’ Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: Moisés não deu para vocês o pão que veio do céu. É o meu Pai quem dá para vocês o verdadeiro pão que vem do céu’” (Jo 6,28-34).

O Ensinamento de Jesus propõe uma nova visão: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram’” (Jo 6,35-36). Propõe uma nova maneira de alimentar a vida: “se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (53-54).

Infelizmente, a incompreensão chega, sempre, antes da decisão por uma vida nova porque cega os olhos e o coração: “Depois que ouviram essas coisas, muitos discípulos de Jesus disseram: ‘Esse modo de falar é duro demais. Quem pode continuar ouvindo isso?’ Jesus sabia que seus discípulos estavam criticando o que ele tinha dito. A partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás, e não andavam mais com Jesus. Então Jesus disse aos Doze: ‘Vocês também querem ir embora?’” (Jo 6,60-67).

Pergunta difícil, esta, no final deste texto para quem vive sempre encima do muro ou pensando a vida só como satisfação de momento: física e material. Mas, é possível reconsiderar posturas e decisões e responder como Pedro: ‘A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna’ (Jo 6,68).

Dê a você mesmo a chance de experimentar algo maior do que pede a sua vontade humana. Conheça a vontade de Deus! Deixa Deus saciar a sua vida!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

O DESPONTAR DO ADVENTO

  A Igreja Católica inicia neste final de semana o tempo chamado ADVENTO. Palavra latina, Adventus, que significa ‘chegada’; do verbo Advenire, que significa ‘chegar

LEIA MAIS

FIQUEM VIGIANDO!

  Você já reparou que a falta de atenção é uma constante entre nós e que, geralmente, redunda em problemas de graves conseqüências? Sofremos de

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts