Estamos em agosto, mês que a Igreja dedica para refletir, rezar e meditar sobre as vocações. Então, vamos ocupar este espaço de hoje para tratar das vocações. Não na generalidade. Quero falar da minha vocação, da sua vocação!
Vocação significa chamado! É Deus quem chama! Deus nos chama!
Somos vocacionados! Você é vocacionado! Eu sou vocacionado!
O Senhor chama a cada um, em particular!
A cada um Deus chama com voz forte: Vem e segue-me!
Toda a História da Salvação (Antigo Testamento, Novo Testamento e nossos dias) está permeada pelo chamado de Deus. A verdade é que Deus chama e, ao seu chamado cumpre-se uma resposta: sim ou não.
Deus chama a todos, mas a alguns encarrega missões especiais.
O primeiro chamado que Deus nos faz é o chamado à vida. A vida é um dom; um presente. Dando-nos a vida Deus nos comunica uma grande parte do seu Mistério: “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança (…) E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher” (Gn 1,26.27).
É necessário responder ao chamado que Deus nos faz à vida porque, se não o fazemos não estaremos prontos e nem aptos para respondermos a nenhum outro chamado específico. Evidentemente, a resposta à vida não está definida pelo fato de termos nascido.
Há muitos que não nasceram porque foram impedidos. A resposta à vida é feita no cotidiano; dia a dia.
Por natureza, somos todos vocacionados!
A consciência sobre o chamado é o fundamento para a resposta.
Quem não se compreende chamado jamais sentirá necessidade de responder. E, quem não responde, não se realiza.
Ora, a vocação além de ser algo para a realização pessoal, é também algo para a realização do Reino de Deus. Nesta perspectiva é que se inserem os diversos chamados e vocações existentes no meio do povo de Deus: vocações religiosas, sacerdotais, missionárias e leigas.
Você já se perguntou sobre a sua vocação? Já se perguntou sobre os desígnios de Deus para a sua vida? Já se colocou à escuta deste chamado?
A carta de São Paulo aos Efésios 1,3-14, pode ser de grande inspiração para você:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, p ara o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido.
Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza da sua graça. Deus derramou sobre nós essa graça, abrindo-nos para toda sabedoria e inteligência. Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, a livre decisão que havia tomado outrora de levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro, tanto as coisas celestes como as terrestres, sob uma só Cabeça, Cristo.
Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados a ser o louvor da sua glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo. Em Cristo, também vocês ouviram a Palavra da verdade, o Evangelho que os salva. Em Cristo, ainda, vocês creram, e foram marcados com o selo do Espírito prometido,o Espírito Santo, que é a garantia da nossa herança,enquanto esperamos a completa libertação do povo que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.”
Neste mês vocacional, além do chamado à vida, procure ouvir atentamente, qual um outro chamado que Deus lhe faz para realizar o seu Reino.
Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos
Foto: Google