VIVEMOS PELA FÉ!

Compartilhe:

 

É uma constatação e ponto pacífico que, todo mundo quer viver! Todo mundo gosta de viver. Porque viver é muito bom; viver é muito gostoso. Mas, viver não é uma tarefa fácil! Viver é difícil e comprometedor e, nem todo mundo aprendeu ou sabe viver! Então, cada um tenta viver como pode.

Alguns encaram a vida como uma questão de sorte ou azar; outros, não: encaram-na como luta e dedicação. Alguns a vivem na lógica da vantagem e do privilégio; outros, não: vivem-na com trabalho e renúncia. Alguns a pintam com de mil chances e oportunidades; outros, não: emolduram-na com escolha e determinação. Alguns vivem por si mesmos, auto-suficientes; outros, não: escolhem a via da fé, no Temor a Deus.

Para quem a fé não conta, a vida corre livre, leve e solta; sem compromissos e exigências; sem demoras ou impedimentos; sem controle ou prestação de contas. Tudo é permitido. Tudo é ilimitado. Vale tudo! Ainda mais, para quem não vive pela fé, a vida não tem fronteiras e não tem freios; tudo é mais livre, mais prazeroso e possível. Isso, porém, não significa vida autêntica! Como diz a Escritura: “Tudo é permitido. Mas, nem tudo convém. Tudo é permitido. Mas, nem tudo edifica” (1Cor 10,23)

Para quem vive pela fé, a vida é bela e revela-se como um Mistério Insondável que combina Dom de Deus e tarefa humana. Não é uma combinação qualquer. É uma combinação de Justiça, na base do Amor, da Compaixão e da Misericórdia, esboçado por outro Mistério: a Paixão, morte e Ressurreição de Cristo. “De fato, no evangelho a justiça se revela única e exclusivamente através da fé, conforme diz a escritura: ‘o justo vive pela fé’.” (Rm 1,17).

Para quem vive pela fé a vida tem exigências e chama à responsabilidade em qualquer gesto, palavra ou ação.  A vida, na fé, pressupõe escolha, decisão e determinação. “Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões. Se você quiser, observará os mandamentos, e sua fidelidade vai depender da boa vontade que você mesmo tiver. Ele pôs você diante do fogo e da água, e você poderá estender a mão para aquilo que quiser. A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que cada um escolher. De fato, a sabedoria do Senhor é grande, pois ele é Todo-poderoso e tudo vê. Seus olhos estão sobre aqueles que o temem, e ele conhece cada ação que o homem realiza. Ele não mandou ninguém se tornar injusto e a ninguém deu permissão para pecar” ( Eclo 15,14-20).

A vida, na fé, não precisa da sorte nem do azar, não depende das vantagens nem dos privilégios, não se sustentam nas chances nem das oportunidades. A vida, na fé, é de permanente entrega, confiança e abandono nas mãos de Deus porque, viver é risco constante, sofrimento, tribulação e morte. Nesse sentido, não dá para querer viver contando, apenas, com as próprias forças.

Para quem deseja afirmar e conduzir sua vida pela fé, vale a pena considerar a iluminação da Palavra de Deus:

Dt 30,19-20: “Eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver, amando a Javé seu Deus, obedecendo-lhe e apegando-se a ele, porque ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias.”

Lc 17,5-10: “Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa !’ O Senhor respondeu: ‘Se vocês tivessem do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: Arranque-se daí, e plante-se no mar. E ela obedeceria a vocês.”

2Tm 1,6-8.13-14:  “Por esse motivo, o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos.”

No fim das contas, ou se vive pela fé ou não se vive! Porque, somente pela fé é possível dar à vida um sentido, direção e meta.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

  Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: