Visita Pastoral de Dom Edilson Nobre à Paróquia da Imaculada Conceição

Com o Tema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32s),  Dom Edilson Nobre realizou a Visita Pastoral Missionária à paróquia da Imaculada Conceição, em Francisco Ayres, durante os dias 04 a 07 de maio.

A Visita pastoral ou canônica é uma obrigação imposta aos bispos pelo Código de Direito Canônico (Cân. 396, § 1) de visitar toda a diocese, ao menos cada cinco anos, por si ou, em caso de necessidade, por bispo coadjutor ou auxiliar, ou por um presbítero. É o encontro do bispo com as suas ovelhas, para promover o bem da comunidade eclesial.

Estas Visitas Pastorais assumem uma função muito importante para a ação evangelizadora que é missão do Bispo Diocesano, e constituem oportunidades excelentes para criar laços, estabelecer contatos, detectar problemas, procurar soluções. Constituem verdadeiras e oportunas ocasiões de encontro, de diálogo, de celebração, de proximidade entre o pastor e os fiéis cristãos, de destruição de muros humanos (tão frequentes!) e de construção eclesial.

ACOLHIDA

Na noite da última quinta-feira (04), os paroquianos da Paróquia Imaculada Conceição- Francisco Ayres estiveram reunidos na escadaria da igreja matriz para acolher com alegria o bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre em seu primeiro dia de Visita Pastoral. A Visita Pastoral é uma função muito importante para a ação evangelizadora do Bispo Diocesano. Logo em seguida, celebrou-se a Santa Missa e ainda na noite de quinta aconteceu uma reunião com o conselho de pastoral.

Fotos: Tayllane // Thalia

2º DIA DE VISITA PASTORAL

Na manhã da sexta-feira (05), os paroquianos estiveram reunidos logo cedo, às 07 da manhã para a Oração das Laudes na Igreja Matriz. Logo em seguida, partilhou-se o café comunitário no Salão Paroquial.

Ainda nessa manhã, Dom Edilson esteve com o Pe. Welson na secretaria paroquial averiguando a organização da paróquia, como por exemplo: livro de tombo, batizados, casamentos, dentre outros. Em seguida, aconteceu uma reunião com o Conselho de Assuntos Econômicos. E para fechar a manhã, houve um encontro com o poder Executivo e Legislativo na Câmara Municipal.

Durante a tarde da sexta (05), a comunidade Casa Nova acolheu pela primeira vez o bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre. Os fiéis relatam que nunca um bispo havia passado pela comunidade. Os paroquianos da Imaculada Conceição se alegram com a visita do bom pastor diocesano.

A noite foi a vez da comunidade Buriti Grande acolher com alegria o Dom Edilson Soares Nobre. Os fiéis de São Francisco de Assis estavam reunidos em frente à igreja para saudar o bom pastor diocesano.

Fotos Pascom: Tayllane// Marcelo

3º Dia de Visita Pastoral

A manhã do sábado (06), teve inicio na Igreja Matriz com a Oração das Laudes. No decorrer da manhã aconteceu um encontro com os jovens e adultos da catequese e em seguida, com as crianças e adolescentes no salão paroquial. Dom Edilson ainda concedeu uma  pequena entrevista sobre sua experiência nesta Visita Pastoral.

Na tarde deste sábado (06), Dom Edilson junto com o pároco, Pe. Welson visitaram alguns enfermos nos setores da nossa cidade.
Aconteceu na noite deste sábado (06) a Santa Missa com o Sacramento da Crisma na Igreja Matriz, presidida por Dom Edilson, bispo da Diocese de Oeiras. 64 crismandos, jovens e adultos.
”A Crisma é o sacramento que nos dá o Espírito Santo.”

Pascom: Tayllane.

4º Dia de Visita Pastoral

Na manhã do domingo (07), celebrou-se a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral, presidida por Dom Edilson. A Paróquia agradeceu os dias de convivência fraterna o bispo diocesano.

Logo após a Santa Missa, aconteceu à Assembleia Pastoral Extraordinária com representantes de todas as comunidades, pastorais, serviços e movimentos no salão paroquial.

Fotos Pascom: Tayllane