Visita ad Limina: 3º dia tem missa na Basílica de Santa Maria Maior e visita à Secretaria de Estado do Vaticano

Nesta quarta-feira (11), a Basílica de Santa Maria Maior acolheu a missa de abertura do terceiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano, com a presidência de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo da Diocese de Sobral-CE.

“Colocamos diante da Mãe de Deus, aqui na Basílica de Santa Maria Maior a vida dos nossos diocesanos, nossas orações, pedindo a intercessão da Virgem Maria sobre todos nós, para que possamos caminhar juntos seguindo os passos de seu filho, vivendo com fé e entusiasmo a nossa missão”, disse o bispo da Diocese de Oeiras-PI, Dom Edilson Soares Nobre.

De acordo com o artigo ‘Basílica Papais de Roma’, a Basílica de Santa Maria Maior foi construída entre os anos de 442 e 440 e é conhecida por ser o local onde o Papa Francisco faz suas orações antes e depois de suas viagens. Situada no centro de Roma, é a primeira basílica no Ocidente dedicada à Nossa Senhora e foi construída pelo Papa Libério. Um das curiosidades do templo é o seu teto, construído em ouro.

Após a celebração o episcopado do Piauí e do Ceará visitou a Congregação para Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Secretaria de Estado do Vaticano e o Dicastério para a Comunicação. Na Secretaria de Estado do Vaticano, o vice-presidente do Regional Nordeste 4 e bispo da Diocese de Campo Maior-PI, Dom Francisco de Assis, falou em nome dos bispos presentes.

Este terceiro de atividades encerrou com uma visita dos bispos ao Dicastério das Comunicações. Para o bispo referencial das Comunicações no Regional Nordeste IV, Dom Edilson Nobre, as tecnologias precisam estar a serviço do anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo:

“As igrejas particulares, em sua missão, precisam irradiar ações próprias do campo da comunicação, com finalidade pastoral, colaborando com a evangelização. As tecnologias e as mídias são ferramentas imprescindíveis neste sentido e devem incentivar a reflexão e estimular ações que conduzam à ação missionária. O que o Papa nos pede é que se valorize a qualidade da informação e do conteúdo”, diz.

Nesta quinta-feira, dia 12 de maio, os bispos do Piauí e do Ceará participam de audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco. Confira abaixo o restante da agenda desta quinta.

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com