Via-Sacra da juventude é realizada em Oeiras

Na tarde desta quarta-feira (28), aconteceu a Via-Sacra da juventude na Paróquia Nossa Senhora da Vitória e foi organizada pelo grupo de Jovens Evangelizadores em Cristo (JEC), pela Liturgia Jovem com a participação dos alunos de Ensino fundamental maior e médio das escolas de Oeiras. A Via Sacra teve sua primeira estação na Catedral de Nossa Senhora da Vitória com narração do Padre Possidônio Junior e percorreu as ruas da cidade até o Morro do Leme onde teve a ressurreição de Cristo.

A Via-Sacra retrata o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, pois percorrem seus últimos passos no percurso de sua missão redentora, quando de modo perfeito e heroico, ele demonstrou profunda obediência ao seu Pai Eterno e um amor infinito por todos os seres humanos. É uma forma viver os passos de Jesus rumo ao Calvário e à ressurreição, revelando o amor de Deus, que para salvar a humanidade entregou o seu Filho como forma de pagar pelos pecados de todos.

Dom Edilson Nobre, bispo diocesano, acompanhou a via sacra e deixou uma mensagem de reflexão para os jovens “Não desistam dos projetos de vocês, não parem, não fiquem no meio do caminho. Eu gostaria muito que vocês pudessem aproveitar as reflexões que foram feitas neste dia e usassem no dia a dia de vocês“. Ressaltou.

Cada escola ficou responsável por uma estação da Via-Sacra, que envolveu o tema da Campanha da Fraternidade que neste ano trata da superação da violência.

O Seminarista Welson Barbosa destacou a importância do envolvimento dos jovens na Via Sacra “É uma maneira de a Igreja envolver as escolas, a juventude na Semana Santa meditando o Mistério da Morte, Paixão e Ressurreição de Jesus. Os Jovens ao prepararem as dramatizações refletem sobre o tema da Campanha da Fraternidade tomando parte da reflexão proposta pela Igreja, que é uma sociedade sem violência“. Ressaltou.

Dom Edilson pediu que os jovens refletissem sobre o momento que a Igreja Católica está vivenciando: “gostaria de externar minha gratidão e minha alegria em estar aqui no meio de vocês. Vamos caminhar juntos, rezar juntos. Que neste dia que faz parte da Semana Santa, que ele seja propicio para uma reflexão a todos nós que estamos aqui reunidos, para todos os jovens, para todas as escolas que estão aqui hoje”. Pontuou.

Por: Jussy Freitas