Vaticano apresenta encontro mundial das familias

O presidente do Pontifício Conselho para a Família, arcebispo Vincenzo Paglia, e o arcebispo da Filadélfia (EUA), dom Charles Joseph Chaput, apresentaram hoje, 26, pela manhã, o 8º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá de 22 a 27 de setembro de 2015, na Filadélfia.

“O encontro quer envolver todas as Igrejas das Américas, do Alasca à Terra do Fogo, com a participação das diversas culturas que povoam este vasto continente. Não há dúvida de que a presença em Roma do primeiro papa latino-americano faz com que este evento seja particularmente significativo”, disse dom Vincenzo.

De acordo com o arcebispo, o ponto de partida e desenvolvimento do evento será “a beleza da família e do casamento, a grandeza desta realidade simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegria e esperança, de fadiga e sofrimento, como tudo na vida”. Na ocasião, será aprofundada a teologia da pastoral familiar e as condições atuais de atuação. “Somos convidados a observar a família, à luz do plano de Deus, e ajudar os cônjuges a viver com alegria em Sua presença, acompanhando-os em suas inúmeras dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”, acrescentou.

Dom Vincenzo afirmou que há um desejo de que participem do encontro representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs e das grandes religiões mundiais.

Para o presidente do Pontifício Conselho para a Família, o encontro acontece em um momento particular para a vida da Igreja, pois o papa Francisco tem dado evidência à temática. Dom Vincenzo citou, como exemplos, o consistório ocorrido no mês de fevereiro; o próximo Sínodo, que acontecerá em outubro; a peregrinação das famílias a Roma, no Ano da Fé, realizada nos dias 16 e 27 de outubro de 2013; a 21ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família; o encontro do papa com os noivos, no dia 14 de fevereiro deste ano; e a carta do papa às Famílias.

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com