UMA QUESTÃO DE FIDELIDADE

Compartilhe:

 

“Disse, Jesus, a Tomé: ‘Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé’. Tomé respondeu a Jesus: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto” (João 20,27-29).

Fé é uma questão de fidelidade! Na verdade, fidelidade é sinônimo de fé! É dentro disso que se inscreve todas as questões sobre, pastoral, evangelização, ministérios, testemunho, serviço, missão… na Igreja. O corpo de doutrina da Igreja. Aliás, a doutrina não se sobrepõe a fé, mas a supõe.

Jogo Rápido de perguntas e respostas

Por que tratarmos o assunto Fé e Doutrina Católica? Porque a Igreja é uma Instituição divina e humana! Por que a Fé? Porque o que se crê tem razões e verdades fundamentais para a vida, na relação Deus-Homem! Por que a Doutrina? Porque o que se vive têm exigências e critérios baseados no que se crê!

Afirmações necessárias

é um Patrimônio da Humanidade originado da Revelação de Deus e da resposta do homem, na História. Doutrina é um Corpo de Verdades fundamentais que servem de referência para a vida de uma pessoa/grupo. Fé e Doutrina, estão sempre em estreita relação. Uma depende da outra. Uma acontece através da outra.

A FÉ DA IGREJA

A Igreja Católica vive de uma Fé Milenar.

A Fé da Igreja Católica é Cristã. Existe, também a fé Islâmica, Budista, Xintoísta, espírita… não cristã.

A Fé Cristã da Igreja Católica faz ponte com outras igrejas, também de fé Cristã de diferentes doutrinas.

Qual o Fundamento de fé da Igreja Católica?

O fundamento de fé da Igreja está baseado no Tripé: Sagrada Escritura (Catecismo da Igreja Católica – CEC, p. 39-45); Tradição dos Apóstolos (CEC, p. 34-35) e Magistério da Igreja (CEC, p. 36-38)

Em que a Igreja Católica crê?

A Igreja crê no MISTÉRIO DA Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, no qual se expressa toda verdade do PLANO DE SALVAÇÃO de Deus.

Como a Igreja professa o que crê?

Confessa como Paulo: “Sei em quem coloquei a minha esperança” (2Tm 1,12); confessa com CREIO (os Símbolos da Fé: o Símbolo Apostólico e Niceno-constantinopilitano – CEC p. 54-56). Confessa com a vida; confessa com a missão…

DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA

Como é constituído o Corpo Doutrinal da Igreja Católica?

O Corpo Doutrinal da Igreja está baseado no mesmo Tripé: Sagrada Escritura, Tradição dos Apóstolos e Magistério da Igreja

Doutrinas emanadas do Símbolo da Fé: Unicidade e Trindade de Deus; pecado, encarnação, maternidade virginal de Nsra., Igreja Católica, Hierarquia, Comunhão dos Santos, perdão dos pecados, ressurreição, vida eterna, céu, inferno, purgatório, Juízo Final.

Doutrina sobre a Liturgia (CEC p 257-292); sobre a Oração (CEC 571-638); sobre o Culto aos Santos (CEC nº 956; 2683-2684; p 478-488); sobre os Sacramentos e Sacramentais (CEC p 295-396); Moral (405-435); Social (CEC p 436-468)

“Rogo a você diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e por seu Reino: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer. Desviarão seus ouvidos da verdade e os orientarão para as fábulas. Quanto a você, seja sóbrio em tudo, suporte o sofrimento, faça o trabalho de um anunciador do Evangelho, realize plenamente o seu ministério” (2Tm 4,1-5).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts