UMA QUESTÃO DE FIDELIDADE

Compartilhe:

 

“Disse, Jesus, a Tomé: ‘Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé’. Tomé respondeu a Jesus: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto” (João 20,27-29).

Fé é uma questão de fidelidade! Na verdade, fidelidade é sinônimo de fé! É dentro disso que se inscreve todas as questões sobre, pastoral, evangelização, ministérios, testemunho, serviço, missão… na Igreja. O corpo de doutrina da Igreja. Aliás, a doutrina não se sobrepõe a fé, mas a supõe.

Jogo Rápido de perguntas e respostas

Por que tratarmos o assunto Fé e Doutrina Católica? Porque a Igreja é uma Instituição divina e humana! Por que a Fé? Porque o que se crê tem razões e verdades fundamentais para a vida, na relação Deus-Homem! Por que a Doutrina? Porque o que se vive têm exigências e critérios baseados no que se crê!

Afirmações necessárias

é um Patrimônio da Humanidade originado da Revelação de Deus e da resposta do homem, na História. Doutrina é um Corpo de Verdades fundamentais que servem de referência para a vida de uma pessoa/grupo. Fé e Doutrina, estão sempre em estreita relação. Uma depende da outra. Uma acontece através da outra.

A FÉ DA IGREJA

A Igreja Católica vive de uma Fé Milenar.

A Fé da Igreja Católica é Cristã. Existe, também a fé Islâmica, Budista, Xintoísta, espírita… não cristã.

A Fé Cristã da Igreja Católica faz ponte com outras igrejas, também de fé Cristã de diferentes doutrinas.

Qual o Fundamento de fé da Igreja Católica?

O fundamento de fé da Igreja está baseado no Tripé: Sagrada Escritura (Catecismo da Igreja Católica – CEC, p. 39-45); Tradição dos Apóstolos (CEC, p. 34-35) e Magistério da Igreja (CEC, p. 36-38)

Em que a Igreja Católica crê?

A Igreja crê no MISTÉRIO DA Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, no qual se expressa toda verdade do PLANO DE SALVAÇÃO de Deus.

Como a Igreja professa o que crê?

Confessa como Paulo: “Sei em quem coloquei a minha esperança” (2Tm 1,12); confessa com CREIO (os Símbolos da Fé: o Símbolo Apostólico e Niceno-constantinopilitano – CEC p. 54-56). Confessa com a vida; confessa com a missão…

DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA

Como é constituído o Corpo Doutrinal da Igreja Católica?

O Corpo Doutrinal da Igreja está baseado no mesmo Tripé: Sagrada Escritura, Tradição dos Apóstolos e Magistério da Igreja

Doutrinas emanadas do Símbolo da Fé: Unicidade e Trindade de Deus; pecado, encarnação, maternidade virginal de Nsra., Igreja Católica, Hierarquia, Comunhão dos Santos, perdão dos pecados, ressurreição, vida eterna, céu, inferno, purgatório, Juízo Final.

Doutrina sobre a Liturgia (CEC p 257-292); sobre a Oração (CEC 571-638); sobre o Culto aos Santos (CEC nº 956; 2683-2684; p 478-488); sobre os Sacramentos e Sacramentais (CEC p 295-396); Moral (405-435); Social (CEC p 436-468)

“Rogo a você diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e por seu Reino: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer. Desviarão seus ouvidos da verdade e os orientarão para as fábulas. Quanto a você, seja sóbrio em tudo, suporte o sofrimento, faça o trabalho de um anunciador do Evangelho, realize plenamente o seu ministério” (2Tm 4,1-5).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts