Milhares de fieis participaram da Procissão do Bom Jesus dos Passos em Oeiras, a 313 km da capital Teresina. Romeiros vindos de toda a diocese, das cidades vizinhas e outros estados participaram da procissão dos Passos, nesta sexta 27 de março. Uma manifestação da religiosidade popular que acontece na cidade de Oeiras há mais de dois séculos e atrai uma multidão de romeiros, que pagando promessa e vestindo roxo, prestam homenagem ao Bom Jesus.
A procissão teve início às 16h30, saindo da igreja de Nossa Senhora do Rosário, passando em cada passo, capelas em número de cinco que correspondem as estações da via sacra, até chegar a Praça das Vitórias, onde o Pe. Amadeu Matias, da Arquidiocese de Teresina, proferiu o sermão do encontro, no Paço Municipal. Tradicionalmente aconteceu o encontro das imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores, um momento de forte comoção popular. Em seguida as imagens seguiram para os dois últimos passos, chegando a catedral, onde ficaram expostas para visitação, esmolas e agradecimentos finais dos romeiros, que entoando louvores prestaram sua última homenagem.
O Pe. Amadeu Matias, ao proferir o Sermão do Encontro no Paço Municipal, destacou o tema da Campanha da Fraternidade que tem como tema: “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”(Mc 10,45,). Em seu discurso falou da necessidade de cada cristão seguir Jesus, como verdadeiros discípulos missionários, fazendo assim uma narrativa da paixão de Cristo, exortando os romeiros a abraçarem a cruz, com fé e esperança, olhando sempre para Maria como mãe de toda a humanidade e modelo de discípula. Durante o sermão o Pe. Amadeu relatou ainda alguns fatos de ordem social, como a corrupção e deu ênfase a campanha que a Igreja Católica juntamente com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e entidades da sociedade civil, estão fazendo em prol da Reforma Política no Brasil.
A Semana Santa de Oeiras é a mais tradicional do Piauí. Até o dia 05 de abril muitas cerimônias, missas e procissões acontecerão na catedral de Nossa Senhora da Vitória e no centro histórico. Estão sendo esperados mais de quarenta mil fieis em Oeiras, durante esse período de rica espiritualidade.