Um mundo a ser transfigurado

Compartilhe:

O mundo, criado por Deus, segue, sendo melhorado, em muitos aspectos, para o bem da sobrevivência e da convivência humana. Grandes são as mudanças e transformações. Mas, nem tudo são flores. Grande parte da intervenção humana, no mundo, tem deixado um rastro de destruição. Por causa disso, o mundo está desfigurado.

Desfigurado é sinônimo de deturpado, alterado, afetado, transtornado, deformado, adulterado. Desfigurado, é a situação de algo ou de alguém que está irreconhecível por causa de uma intervenção danosa. No caso da fauna e flora: desmatamento, extrativismo, caça predatória, poluição dos rios, uso indiscriminado de agrotóxicos, urbanização sem critério, descuido com o lixo… No caso da pessoa humana: acidente, cirurgia, violência, idade, doença, trauma, mordida de animal, sofrimento, cansaço, dor…

Notícia recente dos meios de comunicação em 7/02/2015: “Segue o drama de Celso Santebañes, o Ken Humano. O modelo, que sofre de leucemia e está internado desde o início de janeiro, permanece na UTI do Hospital das Clínicas de Uberlândia, em Minas Gerais. De acordo com Vilmar Aleixo, tio do rapaz, a aparência de Celso – cujo estado de saúde se agravou na semana passada e está em coma – também choca os familiares. ‘Ele está desfigurado, muito inchado. Quem o conhece tem um choque porque meu sobrinho está irreconhecível’, conta Vilmar.” (www.ego.globo.com/famosos/tudo-sobre/ken-humano).

O modelo Celso Santebañes, de 20 anos, que ficou conhecido como ‘Ken Humano’ por fazer diversas intervenções estéticas para ficar parecido com o boneco que faz par com a Barbie.

O caso deste rapaz é sintomático. Revela uma gravíssima situação de desfiguração do sentido da vida. Em outras palavras, o esvaziamento da transcendência subjacente a toda obra de Deus.

Os traços das mãos de Deus continuam presentes em todas as coisas e seres criados. Sendo assim, tudo o que existe manifesta, em seu ser, a presença de Deus. Isso deveria servir como parâmetro de respeito, amor e cuidado. Mas, não! O secularismo invadiu as mentalidades, práticas e consciências. Além de propagandear e desconsiderar a relevância da religião e da incidência religiosa para a compreensão do mundo e das coisas, fez crescer a perda do temor a Deus e, por conseguinte, a perda do valor de transcendência do mundo, das coisas e das pessoas.

Conclusão: as intervenções humanas, em vista de qualidade de vida “x”, ao invés de melhorar a vida, acaba desfigurando a vida. Por que? Porque não levam mais, em conta, a transcendência da vida. Não veem os traços das mãos de Deus na obra criada. Banalizam os valores. Ignoram a força de vida presente nas coisas, no mundo e nas pessoas.

A Palavra de Deus conta que Jesus se transfigurou. Profetismo (denúncia e anúncio) de um mundo a ser transfigurado: “Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: ‘Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado. Escutai-o!’. E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse ‘ressuscitar dos mortos’”  (Mc 9, 2-10).

A voz do Pai criou o mundo! Tudo o que ele fez ganhou o selo de ‘bem feito’. A voz do Filho Amado recria! Tudo o que ele fez ganhou o selo de ‘reconfiguração’.

Pe. Edivaldo Pereira dos Santos – Dia 25/02/2015.

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts