TUDO PASSA

Compartilhe:

 

A consciência sobre a efemeridade das coisas e da própria vida permite que amadureçamos e descubramos o sentido definitivo de nossa existência nesta terra. Isso significa que precisamos reaprender a viver de modo harmônico no meio de alegrias ou tristezas, vida ou morte, perdas ou ganhos, problemas ou soluções, fartura ou miséria. Isto é saber viver.

Nenhum problema é eterno e, por mais que um problema seja grande e assustador, não é capaz de nos vencer. Não existe problema sem solução. Todos eles têm os seus dias contados. Um problema só tem vida longa na omissão, no comodismo, no desânimo, no medo e na indiferença de quem não tem amor na vida.

Os dias passam, problemas vêm e vão e se um problema toma conta de toda a nossa vida, que tempo teremos para enfrentar as outras coisas? A vida não é somente problemas! A vida é muito mais.

A alegria é sempre bem-vinda. Quem tem alegria está a meio caminho da felicidade. “A alegria do coração é a saúde do homem… a alegria aumenta os seus dias” (Eclo 30,22). Mas, é preciso não se descuidar; não perder a medida e a sensatez na alegria, para não se tornar um “bobo alegre” ou um fanfarrão.

As alegrias passam e, se com elas não procuramos construir a felicidade, o que adiantou ter se cercado das festas, da comida, da bebida, do riso, do luxo das roupas…? Tudo não passou de coisa momentânea e vazia. Porque as alegrias passam, é preciso se preocupar com a felicidade.

Dinheiro é bom e necessário para manter as condições de vida digna: saúde, alimentação, moradia, educação, lazer… O que se soma, além do que é necessário e bom para a manutenção da vida se torna vaidade e atrai o pecado: ganância, corrupção, rivalidade, violência, morte… O dinheiro não é culpado do desvio dos homens mas, certamente, o provoca.

Na verdade, com ou sem dinheiro passamos por dificuldades e, as vezes, nos falta muita coisa. Mas somos mais importantes do que o dinheiro que temos ou podemos ter. Logo, vemos que o dinheiro não é tudo na vida. Há quem tem muito dinheiro mas não tem nada: paz, amor, amigos e felicidade. O dinheiro não compra anos de vida. O dinheiro passa. E quem o usa como único apoio, passa com ele.

“Não confie em suas riquezas, nem diga: ‘elas resolvem tudo’. Não siga o seu instinto nem a sua força, para satisfazer os seus caprichos” (Eclo 5,1-2) .

Todos nós queremos ganhar na vida. Ninguém admite a possibilidade de perder. O jogador sabe que precisa jogar para vencer; sabe, também, que nem toda partida tem vitória. E mesmo sabendo disso não suporta perder.

Impomos sobre nós o dever de ganhar sempre. Isso não é justo! E as limitações pessoais? E as circunstâncias? E as surpresas? E…?

Toda derrota passa. Mas, quando não a admitimos, brigamos; viramos a mesa.

E, o problema é que, quanto mais “encucados” com a derrota, muito mais nos revoltamos. E a explicação é simples: guardamos, desnecessariamente, dentro de nós, sentimentos de frustração e fracasso; impotência e incapacidade. Tornamo-nos derrotistas. E, para o derrotista, tudo é perda. Mas, não, somos maiores do que as nossas perdas. Pode acreditar!

Diz o ditado que, “ninguém fica para semente”. De fato, nesta terra, a vida é passageira, têm os seus dias contados. Nós passamos! Mas, “o homem não conhece o dia da própria morte: ele é como os peixes, que são pegos na rede, ou como os pássaros que caem presos na armadilha. Da mesma forma é surpreendido pela desgraça que cai sobre ele de improviso” (Ecle 9,12).

Não é justo esperar a morte como se fosse fim de tudo. A morte não é o fim de tudo! A morte passa! Aliás, nós passamos pela morte para alcançar a vida plena e infindável; para alcançar a Deus que é eterno.

Encontramos nisso a nossa iluminação: só Deus permanece. Deus é amor. O amor permanece. Logo, só no amor permaneceremos.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

VIVENDO A SEMANA SANTA

A semana santa está ai! Começa neste dia 24 de março. Vamos vivenciá-la Começando pelo Domingo de Ramos, a Semana Santa nos permite celebrar, mais

LEIA MAIS

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts