TUDO É GRAÇA!

Compartilhe:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido” (Ef 1,3-6).

A graça de Deus não tem limites. Pelo contrário é superabundante!

As comportas dos céus estão, sempre, abertas como garantia divina de que não faltará a graça necessária para tudo e para todos, no tempo certo e no momento certo. É uma pena, porém, que a maior parte das graças com as quais o Senhor abençoa nossos dias, nossa vida, nossas lutas, nossos sonhos, nossos trabalhos, nossos planos e projetos acabam se perdendo. Caem por terra, por puro esbanjamento de nossa parte. Porque estamos desatentos. Mais do que isso, estamos desligados da fonte da graça: o Cristo. “Em Cristo temos tudo de modo pleno” (Cl 2,10).

Se batemos cabeça ou se caminhamos às cegas, sem rumo, não é porque nos falta direção e caminho. A direção e o caminho já foram dados. O que nos falta, na verdade é o senso de que as coisas da fé não são uma alternativa, quando tudo o mais não deu certo. Pelo contrário, o senso da fé é feito daquelas coisas que são fundamentais para a vida e, sem as quais, nada tem sentido.

Nesse sentido, nos lembra o escritor sagrado: “…devemos levar mais a sério a mensagem que ouvimos, se não quisermos perder o rumo” (Hb 2,1).

A fidelidade e a fé em Jesus é um exercício diário de confiança e entrega que faz crescer e amadurecer, na pessoa, o sentido de seguimento a Cristo e de pertença à comunidade. Esse desabrochar da fé permite uma nova visão e entendimento da obra de Deus e do fazer humano. Deus tudo pode em nós! E nós, só em Deus, tudo podemos.

O Espírito Santo, protagonista da graça, nos ensina a viver na graça e da graça.

Na carta aos Hebreus 3,7-19, o escritor sagrado, fazendo memória dos acontecimentos, na caminhada do Povo de Deus, chama a atenção para o “hoje” da fé, numa dimensão de caminho e caminhada: «Por isso, escutemos o que diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto. Ali os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, embora já tivessem visto as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, aquela geração me desgostou, e eu disse: Eles têm sempre o coração transviado, não conheceram os meus caminhos. Por isso, eu jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso’.”

Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem fé, que se afaste do Deus vivo. Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. De fato, nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a confiança que tivemos desde o início. Quando se diz: “Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta”, quais foram aqueles que se revoltaram depois de ter ouvido a sua voz? Não foram todos aqueles que tinham saído do Egito graças a Moisés? E quais foram aqueles de quem Deus se desgostou por quarenta anos? Não foram aqueles que tinham pecado, e cujos cadáveres caíram no deserto? E para quem foi que Deus jurou que não entrariam no seu descanso? Para aqueles que não tinham acreditado. Vemos assim que eles não puderam entrar aí, por causa da sua falta de fé.» (Hebreus 3,7-19)

Abra os olhos; não deixe a graça e, nem, a hora da graça passar… tudo é uma questão de atenção… sensibilidade que só o Espírito Santo concede.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Fotos: Google

Posts Relacionados

PALAVRA TEM PODER!

  Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria

LEIA MAIS

DEUS É MISSÃO!

Deus não cessa de comunicar o seu amor e de revelar-se, por inteiro, sem reservas. Sua pedagogia é a da aproximação e da presença. Ele

LEIA MAIS

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

PALAVRA TEM PODER!

  Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria