Terço dos homens realiza romaria em Santo Inácio do Piauí

Cerca de 600 homens participaram neste domingo, 26/05 da 13ª Romaria do Terço dos Homens, na paróquia de santo Inácio de Loyola que compreende os municípios de Santo Inácio do Piauí e Floresta do Piauí e tem com pároco o padre Francisco Barbosa e em 2024 teve como tema Homens: com o terço na mão, missionários da esperança a serviço da igreja, com uma programação que comtemplou palestra e momentos de Adoração ao Santíssimo.

Pela manhã, os homens da diocese foram recebidos na entrada da cidade pela equipe de acolhida, sob o comando do Jucasi – Juventude Católica de Santo Inácio do Piauí que enviava a todos para o credenciamento e o café da manhã em uma escola da cidade.

No ginásio poliesportivo foi realizada as ações da programação da romaria. Para começar, foram recepcionadas as caravanas de todas as paróquias da diocese que participaram de todo o dia.  Em seguida, foram meditados os mistérios do santo terço para o domingo, os Mistérios Gloriosos, comandado pelo grupo do Terço dos Homens de Santo Inácio do Piauí que ajudou a todos a entrarem no clima de oração e aguardar o restante da programação que ainda viria a ser apresentada.

Após a meditação do santo terço, foi proferida uma palestra com o tema central da romaria, proferida por dom Edilson Nobre, bispo diocesano de Oeiras que aprofundou o sentido de estarem todos a serviço da igreja valorizando o momento de oração do terço e a estarem sempre disposto a ajudar a igreja, buscando sempre a espiritualidade e os dons do espírito Santo para ser sempre uma pessoa cada vez melhor.

Ao término da palestra, foi apresentada a todos os presentes a coordenação diocesana do Terço dos Homens que comanda o movimento no biênio 2024/2025 e apresentaram a proposta de trabalho para o período em que estão à frente do movimento.

À tarde, aconteceu o momento mais emocionante e edificante para todos os presentes. Aconteceu um momento de Adoração ao Santíssimo conduzida pelo padre Kleyton Vieira, que levou a todos a presença de Jesus Cristo na eucaristia e fez com que todos se emocionassem e revigorasse a sua fé, sempre ajudado pelo coral são Francisco, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Simplício Mendes. Nesse momento, cada pessoa presente colou no altar do Senhor todas as suas angústias, desejos e pedidos para a proteção do Senhor.

Para terminar, foi realizada a Santa Missa de encerramento, celebrada por dom Edilson e concelebrada pelos padres Rogério Nascimento e Francisco Barbosa e logo após a missa foi feita uma caminhada por algumas ruas da cidade com algumas paradas em pontos estratégicos para se chegar à frente da igreja para o envio dos romeiros e entrega da próxima romaria que será em Cajazeiras do Piauí na paróquia de Santa Rosa de Lima.

Por: Fabio Medeiros – Coord. terço dos Homens

PALAVRA TEM PODER!

Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria