Terço dos Homens realiza reunião preparatória para a Romaria do Terço dos Homens

A coordenação Diocesana do Terço dos Homens e a coordenação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizaram neste sábado, 12/03, reuniões preparatórias para os preparativos relativos à XI Romaria do Terço dos Homens que acontecerá em Oeiras no mês de Maio de 2022. Pela manhã a reunião aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a tarde na Câmara de Vereadores em Simplício Mendes e contou com a presença de alguns grupos do terço para ouvirem e deliberarem sobre as demandas para o bom andamento e realização da romaria.

Padre Barbosa iniciou a reunião meditando o evangelho do dia e pedindo a proteção para uma boa reunião. Em seguida, fora apresentado o que já se tem pronto sobre os passos para a realização do evento. Logo em seguida, Dom Edilson Nobre agradeceu a presença e o empenho de todos para a realização da romaria e aproveitou para dar algumas sugestões a respeito do que se pode fazer para garantir a segurança de todos.

Fora sugerido que a participação na romaria ficaria condicionado à quantidade de pessoas que poderia caber no espaço de quadra esportiva, seguindo as orientações dos protocolos de biossegurança da Secretaria de Saúde do Estado, ficando para a coordenação local definir entre no Ginásio Santaninha ou na quadra do Farmacêutico João Carvalho, o que será definido nos próximos dias e repassado a todos.

A romaria terá como tema: Com Maria, Mãe Rainha somos uma igreja sinodal e o lema: Fala com sabedoria, ensina com amor para vivenciar os dois processos que estão sendo discutidos pela Igreja no momento, o Sínodo dos Bispos e a Campanha da Fraternidade 2022.

A oração da romaria e que deverá ser enviada às paróquias para ser rezada por todos será a seguinte:

Ó Pai bondoso, colocamos em vossas mãos a 11ª Romaria Diocesana do Terço dos Homens Mãe Rainha. Estamos conscientes da nossa grande missão e das nossas fragilidades. Com o Terço na mão, com o joelho no chão e com o amor no coração queremos celebrar a alegria de sermos uma Igreja Sinodal, e reafirmar o nosso compromisso com o Evangelho da misericórdia da compaixão e da ternura, sobretudo com os mais pobres e marginalizados. Concedei-nos, pela intercessão da Mãe Rainha, que sejamos testemunhas vivas cada vez mais comprometidas com o serviço da palavra, da Eucaristia, da Caridade e da Ação Missionária. Tudo isso vos pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

A programação ficou assim definida:

Programação da XI Romaria do Terço dos Homens da Diocese de Oeiras

7:00h – Acolhida e Café da manhã

8:00h  – Abertura oficial

8:30h – Reza do Terço Meditado

09:30h – 1a. Palestra – A missão dos homens do terço – breve histórico

11:00h – Momento de animação

11:20h – Informes dos Conselhos Regional e Diocesano

12:00h – Almoço

13:00h – Animação com o coral de Simplício Mendes

13:30h – Sorteio da Rifa

14:00h – 2a. Palestra: Com a Mãe Rainha somos uma igreja Sinodal

15:00h – Santa Missa

16:30h – Caminhada

17:30h – Encerramento na Catedral com benção e envio para a sede da próxima Romaria.

Texto e fotos: Fábio Medeiros