Terceiro fruto: O Dom de servir e amar

Compartilhe:

O mês da Bíblia é uma provocação e um estímulo, para levarmos a vida conduzidos pelo Senhor. O Evangelho de estudo é o de João. O Tema proposto é Discípulos missionários a partir do Evangelho de João. O lema é “Permaneçam no meu amor para dar muitos frutos” (Jo 15,8-9).

“Quem não vive para servir, não serve para viver.”

Se a gente não citar a fonte, esta citação passa, tranquilamente, como uma passagem bíblica, um frase de um santo famoso, de um papa ou de um documento da Igreja. Esta frase é atribuída a um indiano de religião Hindu, o grande líder e revolucionário da não-violência-ativa, Mahatma Gandhi. Mais do que um princípio religioso, trata-se de um princípio humanitário, compartilhado pelos grandes homens e mulheres de coração e iniciativas humanas.

Jesus é o humanitário, por excelência. Ele diz: “O que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles” (Lc 6,31). “Aprendam, pois, o que significa: ‘eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores” (Mt 9,13). “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mc 10,45).

O dom de servir-amar é a grande novidade do Reino de Deus, anunciado por Jesus. É a coroação do discipulado missionário. São dois textos: Jo 13,1-17 e Jo 21,15-19. Servir-amar é uma dinâmica própria do Reino de Deus: seu princípio e fundamento. Esta é a escola dos discípulos missionários de Cristo.

  • Jo 13,1-17: O serviço sob a ótica do Lava-pés

O primeiro olhar que o texto nos oferece é para Jesus munido de toalha, bacia e água. Ele se inclina e como. É o servo do Senhor que assume a tarefa do escravo: lavar os pés. A cena é chocante, já que ele é o mestre. Mas, é exatamente esta a grande mudança e a condição do seguimento, mesmo diante da incompreensão geral e da rejeição de Pedro. É o próprio Jesus quem diz a Pedro: “Se eu não o lavar, você não terá parte comigo” e, depois, diz a todos: “Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática” (Jo 13,14-17).

Na ótica do Lava-pés, o seguimento a Jesus acontece como serviço humilde, livre e desinteressado. Quem age dessa forma descobre o que há de melhor em si e, ainda mais, oferece o melhor aos outros. Torna-se servidor(a) do Reino.

  • Jo 21,15-19. O amor, antes de tudo, precisa ser Ágape.

Jesus dialoga com Pedro, interrogando-o sobre o amor. Enfaticamente lhe pergunta por três vezes: “você me ama?”. Não se trata de uma mera questão formal. Trata-se, outrossim, do fundamento da vida e da missão dos seguidores do Reino. Deus é amor e seu Reino é de amor. Por isso, quem quer seguir Jesus precisa fazer sua declaração de amor total, irrestrito, solidário e gratuito; um amor Ágape. Não é um amor ao que é útil, ao que é agradável ou o que é bom. Uma amor assim não corresponde ao chamado do mestre Jesus. O amor Ágape chega ao extremo da cruz, mas, começa antes, nos pequenos gestos, nas pequenas atitudes, nas pequenas ofertas.

No critério do amor Ágape, a gratuidade corresponde ao reconhecimento e testemunho do grande amor com o qual Deus nos amou primeiro. E, é em nome desse amor que a missão acontece: realiza o discípulo missionário e realiza o Reino.

Se retomamos a temática do mês da Bíblia, compreendemos, afinal, que, os ‘discípulos missionários a partir do Evangelho de João’ não aqueles que acreditam no amor e nas palavras de Cristo: “Permaneçam no meu amor para dar muitos frutos” (Jo 15,8-9).

Os discípulos missionários são frutuosos porque possuem o Dom de servir-amar.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos .

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts