Tem inicio a 26º Assembleia Regional de Pastoral

Com a celebração eucarística na Capela Nossa Senhora da Vitória, presidida por Dom Plínio, bispo diocesano de Picos (PI), e concelebrada por Dom Juarez Sousa, bispo coadjutor de Parnaíba (PI), foi iniciada a 26ª Assembleia Regional de Pastoral. Na homilia, Dom Plínio se referiu ao poder de perdoar e unir as experiências positivas e autênticas, afirmando “Isso é uma misericórdia autêntica”.

Terminada a missa, os participantes vieram para o Auditório do Centro de Treinamento Tony Batista para abertura dos trabalhos propriamente ditos.

Na abertura dos trabalhos, o Secretário Executivo da CNBB Regional Nordeste 4, Pe. Ataan Nerson, saudou a todos com a mensagem de boas-vindas. Em seguida, o Presidente da CNBB Regional Nordeste 4 e Arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Brito, citou uma passagem do Salmo “Como é bom estarmos aqui” e completou “como é bom para os irmãos estar juntos”. A Assembleia Regional de Pastoral acontece num cenário desafiador seja no plano nacional-político-social, seja no plano Eclesial. O Presidente lembrou deste desafios que o povo brasileiro está passando onde outros países já vivenciaram e isso veio à tona na conjuntura nacional brasileira. No plano eclesial, lembrou das mudanças de pastores na qual o Regional Nordeste 4 tem passado.

Concluída a cerimônia de abertura, cada diocese pertencente a província eclesial do Regional Nordeste 4 dispôs de 5 minutos para apresentarem seu planos diocesanos, trabalhos que foram e estão sendo desenvolvidos por cada pastoral, implantação e reestruturação de novos setores pastorais e agenda diocesana. As 8 dioceses falaram das contribuições sociais para com as comunidades. Outras apresentaram o impacto do Ano Jubilar que foi abraçado com muito amor pelas comunidades.

Após a apresentação das dioceses, o Regional Nordeste 4, homenageou Dom Juarez Sousa, bispo auxiliar de Parnaíba, em comemoração ao seu aniversário natalício.

A mística da noite, aconteceu às 22hs, conduzida por leigos da Diocese de Oeiras (PI).

Nesta sexta-feira (01), os trabalhos terão inícios às 07:30, com a oração da manhã presidida pela equipe diocesana de Floriano (PI).

Da Diocese de Oeiras, estão presentes: Pe. Cicero de Moura Filho, coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Juvenal Soares Pereira, representante do clero, Pe. Rogério Nascimento, assessor da catequese, Profa. Rossana Ferreira, coordenadora da Catequese e Carlos Júnior representando a Cáritas Diocesana.

Fonte: http://cnbbne4.org.br/