Solenidade do aniversário da Dedicação da Igreja Nossa Senhora da Vitória é celebrada em Oeiras

Compartilhe:

Dentro do festejo da Padroeira de Oeiras, da Diocese de Oeiras e do Piauí, Nossa Senhora da Vitória, reuniram-se em torno do altar do Senhor, para solenidade de aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, o Exmo. e Revmo. Dom Edilson Nobre, Bispo da Diocese de Oeiras, presidente da celebração que foi concelebrada pelo Clero da Diocesano, diácono Gutemberg, nesta quarta-feira, 14 de agosto, as 19h.

Com uma Liturgia própria, no adro da Igreja Catedral, foi celebrada uma Solene Eucaristia para marcar a passagem alusiva aos dezessete anos da Dedicação da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitoria. Na assembleia, representações das diversas paróquias, seminaristas, religiosas e devotos da Mãe da Vitória todos envolvidos num ambiente de muita fé, devoção e alegria.

Dom Edilson Nobre, em sua reflexão falou que “este encontro é fruto de várias motivações: a primeira motivação é o aniversário de dedicação desta Igreja Catedral dedicada a Nossa Senhora da Vitoria. Mas também agregamos outras razões significativas: os festejos da Virgem da Vitória, padroeira de nossa diocese e do Piauí; o ano de oração em preparação ao Jubileu da Esperança, prestes a ser celebrado em 2025 no mundo inteiro; os preparativos para o Jubileu de nossa diocese que em 2025 completa 80 anos de história e de ação evangelizadora no semiárido piauiense. Estas motivações nos impulsionam a vivermos o espírito da sinodalidade, como sinal de comunhão, participação e missão. O Pontifical Romano, ao mencionar a dedicação de uma Igreja, afirma: “Por sua morte e Ressurreição, Cristo tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliança e reuniu o povo adquirido. Esse povo santo, reunido pela unidade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, é a Igreja ou templo de Deus, construído de pedras vivas, onde o Pai é adorado em espirito e verdade. Com muita razão, desde a antiguidade deu-se o nome de “igreja” também ao edifício  no qual a comunidade cristã se reúne, a fim de ouvir a palavra de Deus, rezar em comum, frequentar os sacramentos e celebrar a Eucaristia”, enfatizou Dom Edilson.

A cerimônia de consagração da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória aconteceu em 15 de agosto de 2007, quando o então bispo diocesano Dom Augusto Alves da Rocha convidou o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri para Dedicar a “Velha Matriz, amada Catedral” a Deus. (revista do IHO – nº 18, p. 29).

Desde a sua dedicação, esta data entrou oficialmente para o calendário diocesano por sua relevância já que a Catedral de Nossa Senhora da Vitória é a Igreja mãe do Estado do Piauí.

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts