Solenidade das Trevas é celebrada na Igreja Catedral de Oeiras

Na noite desta quarta-feira (28) ás 19hs na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, realizou-se o ofício de trevas. Presidido por Dom Edilson Nobre, e concelebrada pelos Pe. Possidônio Júnior, administrador da Catedral e Pe. José Francisco, Vigário Paroquial, contando com a presença dos seminaristas, coroinhas e ministros da Eucaristia. Na assembleia os fieis, responderam cantando em coro e com bastante devoção.

O rito é uma tradição antiga da Igreja Católica, no qual são relembradas as últimas palavras de Jesus: “Esta é a hora das trevas”. Composto por 06 Salmos e 01 Cântico Evangélico, “BENEDICTUS”, que foram entoados por solistas da comunidade e os seminaristas diocesanos, um candelabro, com 07 velas foi colocado na frente do presbitério, para ser utilizado durante o rito, à medida que eram entoados os salmos penitenciais, o bispo apagava uma vela.

Cada vela apagada relembra o abandono de Cristo, a última vela foi retirada simbolizando a saída de Jesus para o monte das oliveiras. “Esta cerimônia foi um convite à conversão e preparação para o grande Tríduo Pascal. A Solenidade seguiu com a Proclamação do Evangelho e continuou de acordo com o Rito da Santa Missa.

Por: Jussy Freitas