Solenidade da Vigília Pascal é celebrada na Igreja Catedral e marca a vitória de Cristo sobre a morte

Na celebração deste Sábado do Silêncio Litúrgico, a Igreja inicia a Solene Vigília Pascal, vivenciando a vitória de Cristo que vence a morte.
O momento foi iniciado no patamar da Igreja onde foi aceso o fogo e assim o bispo Diocesano Dom Edilson Nobre, fez a benção do fogo. Seguiu com a oração e a colocação dos cravos no Círio Pascal.
Em seguida todos os fiéis entram na igreja com as luzes apagadas e trazendo suas velas segue a Procissão processual e as velas são acessas. Tem início a liturgia da Palavra com a proclamação das leituras e salmos.
Após a sétima leitura, do Antigo Testamento, foi proclamada a leitura do Novo Testamento.
O canto de louvor é entoado e a mesa Eucarística é arrumada e colocado a toalha, as velas e o salmo responsorial é recitado.
Na homilia Dom Edilson, exorta os fiéis dizendo que Deus cria o mundo e sua criação faz parte do projeto de Deus, e a humanidade é obra do seu projeto. Fez uma reflexão a respeito das sete leituras que foram proclamadas, juntamente com a epístola, a carta de São Paulo aos Romanos. No evangelho, fala que logo de manhã as mulheres vão ao túmulo e ao vê o túmulo vazio testemunham a ressurreição de Cristo, que como prometeu venceu a morte.
Seguiu com Rito do Batismo onde os novos catecúmenos renunciam o pecado, e após receberem o batismo são inseridos como cristãos para fazer parte da igreja de Cristo e serem seus evangelizadores como é orientado. E toda assembleia renovar as promessas batismais.
Dom Edilson, deu a benção final e o canto do Aleluia, foi cantado fervorosamente por todos os presentes na Santa missa.

Por: Dalva Carvalho e Matheus Nunes

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com