Solenidade da Vigília Pascal é celebrada na Igreja Catedral e marca a vitória de Cristo sobre a morte

Na celebração deste Sábado do Silêncio Litúrgico, a Paróquia Nossa Senhora da Vitória iniciou a Solene Vigília Pascal às 20h, vivenciando a vitória de Cristo que vence a morte.

A celebração teve início no patamar da Igreja, onde foi acesso o Fogo Novo e assim o bispo Diocesano, Dom Edilson, fez a benção do fogo em seguida a oração e assim colocados os cravos no Círio Pascal.
Em seguida todos os fiéis entram na igreja com as luzes apagadas e trazendo suas velas. Segue a Procissão e as velas são acessas no Círio Pascal. e tem início a Liturgia da Palavra com leituras e salmos são invocados com fé e fervor.

O canto de louvor é entoado e a mesa Eucarística é arrumada e colocado os panos e as velas e o salmo responsorial é recitado.

Seguiu com Rito do Batismo onde todos renunciam o pecado e assim toda assembleia renova as promessas batismais.

Dom Edilson, disse a todos os fiéis, que é bonito voltar o olhar para os textos que foram proclamados e perceber que se trata de uma história de salvação, que aconteceu ao longo do tempo e Deus vai se utilizando de vários homens e mulheres, para ir preparando o caminho proporcionado, ajudando a construir uma história, onde todos esses homens e mulheres são chamados a se encontrarem num certo rumo e certa direção, para manterem um vínculo e estabelecer uma aliança com Deus e manter essa aliança firme. Continuou dizendo que ao longo do caminho percebemos muitas dores e alegrias. Muitos homens e mulheres que sofrem por esta causa e vem Jesus para selar este pacto, para ser para nós o sinal da eterna aliança.

Disse que mesmo com a vinda de Jesus, muitos não compreenderam a proposta de Deus.
E que o fato de estamos aqui é porque certamente compreendemos que precisamos gritar para o mundo que Cristo ressuscitou e está entre nós.
O anúncio do anjo, feito para as mulheres, que vão para a Galileia, para se encontrarem com os demais e anunciar a boa nova da Ressurreição de Cristo.

Dom Edilson, deu a benção final e o canto do aleluia foi entoado fervorosamente por todos os presentes na Santa missa, que retornaram para suas casas na certeza de que Cristo venceu a morte e vive em nosso meio.

Por Dalva Carvalho

Fotos: Pascom Paroquia da catedral