Solene Ação Litúrgica da Paixão é celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Vitória

Nesta sexta Feira Santa (02/04/21) foi celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Vitória a Ação Solene Litúrgica da Paixão do Senhor, sendo presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Soares Nobre e concelebrada pelos Padres Possidônio Barbosa e Jonh Elves, Pároco e Vigário paroquial da Paróquia e pelos seminaristas de diocese.

A cerimonia seguiu as orientações da Diocese de Oeiras, do Governo de Estado e da OMS, onde determinam que na assembleia apenas 30% da capacidade da Igreja, observando-se o distanciamento, a obrigatoriedade do uso de máscara e de álcool em gel. A Cerimonia foi transmitida pelas mídias sociais da Paroquia.

A celebração constando de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística, foi celebrada em boa parte a luz de velas por falta de energia na região do centro histórico de Oeiras. Após a Narração da Paixão do Senhor foi feita a adoração a Santa Cruz, D. Edilson fez uma munição pedindo a cada presente fizesse a sua adoração particular.

Após esse momento Maria Beú (Verônica) fez o canto de lamentação onde emocionou os fiéis presentes que se encontravam na Catedral. Seguido da Comunhão Geral dos fiéis a reserva eucarística consagrada no dia anterior foi distribuída e após dada a oração sobre o povo dispersando todos em silêncio.

Alguns fieis devotos, mantendo o distanciamento, contemplaram a imagem do Senhor Morto exposto no Patamar da Igreja Catedral.

Por: Matheus Nunes Rêgo

Fotos: Cláudio Fernandes