Solene ação Litúrgica da Paixão do Senhor marca Sexta Feira Santa em Oeiras

Compartilhe:

A Celebração desta Sexta-Feira Santa tem início às 17h, concentrando o maior número de fiéis que acorrem a Catedral para participar deste momento de fé e devoção.

No único dia do ano que não se celebra a Missa, a Celebração Litúrgica consta de 3 partes. Liturgia da Palavra com Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.

Dom Edilson em sua homilia, iniciou convidando os fiéis para vivenciarem a trajetória de Jesus, acompanhando seus passos e relembrando a experiência de dor e sofrimento de Jesus. O evangelho de hoje começa recordando e trazemos a memória a Procissão do Fogaréu, onde Jesus foi traído por Judas e entregue nas mãos dos soldados Romanos, que foram ao encontro de Jesus com tochas e armas para prende-lo.
O evangelho começa lembrando deste episódio e nos convida a seguir os passos de Jesus. Uma experiência de dor e sofrimento que foi necessário para que fossemos salvos.

Continuou dizendo que o espaço no qual todos estão, ajuda a reviver esses episódios da vida de Cristo, inclusive com inspirações e personagens que são inseridos na liturgia e nos recordam tais fatos como: os Apóstolos de Jesus, a Verônica que enxuga as lágrimas de Cristo, as mulheres que também chegam chorando, lamentando todo o sofrimento experimentado por Jesus, os Apóstolos que o acompanham, aquele que o traiu, Pedro que o nega, José de Arimateia, que tirou Jesus da cruz. São muitas cenas fortes que nos convidam a compreender esse mistério de Deus.

Concluiu dizendo, que não estamos falando de uma situação trágica de Jesus de dor e sofrimento, mais que por causa desta situação Deus assegurou a salvação da humanidade e Jesus passa a ser sinal de salvação para que o mundo volte para Jesus e seus ensinamentos. Concluiu o bispo.

Durante a adoração da Santa Cruz, houve o beijo da cruz, Dom Edilson fez o gesto e em seguida cada fiel foi convidado para fazer o rito tocando e beijando a imagem e fazendo uma oração rápida.

Os fiéis participaram, com espírito revigorado pela fé, comparecendo da dor de Cristo, com gesto de gratidão por vivenciar o dia da Paixão Redentora do Senhor.

Depois todos se dirigiram ao patamar da Igreja Catedral para acompanharem o Sermão do Descimento da Cruz, proferido pelo Diretor do Icespi Pe. Clodomiro.

Por: Dalva Carvalho

Fotos: Pascom paroquia Nossa Senhora da Vitoria

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts