SOBRE ESTA PEDRA…

Compartilhe:

 

Ninguém compete para não ganhar. Ninguém planta para não colher. Ninguém faz algo para vê-lo destruído. Não se constrói uma casa esperando sua ruína. Pelo contrário, o que se espera é que seja feita com bom material e, impreterivelmente, que tenha profundo alicerce; garantindo boa estrutura e fundamento. Tudo o mais é secundário.  Mas, se por descuido, pressa, pouco recurso ou displicência a casa for levantada sem suficiente fundamento, mesmo com os melhores profissionais, não tardará a cair em ruínas.

No plano das atitudes, da conduta, do comportamento e das relações humanas, também é assim: o que não tem fundamento cai em ruínas.

A busca humana, desde sempre, é de alcançar a felicidade completa, a realização plena e, isso é impossível, neste mundo. Todos nós sabemos disso! Mas, a doutrinação da prosperidade sem riscos, da vida sem sofrimento, da alegria sem lágrimas, do milagre sem sacrifico, da cura sem renúncias, da religião sem conversão, do amor sem doação… tirou o fundamento de fé para todas as coisas, desligando a vida do mistério que a sustenta: Deus acima de tudo, em tudo e por todos. Em vez disso, o atalho das compensações momentâneas, calcado sobre a infantilidade no trato dos problemas, das dificuldades e das situações diversas, mantém a alienação daqueles que: pensando estar com óculos, estão com tapa-olho; imaginando viver livres estão vivendo escravos; acreditando estar progredindo, estão retrocedendo; dizendo que estão na verdade, onde estão é na mentira; achando que vão defendendo a vida, estão sustentando a morte.

A vida carece de fundamento de fé para ser coroada de plenitude!

O Fundamento da fé é Cristo morte e ressuscitado com todas as promessas (justiça, paz, misericórdia, libertação, redenção, salvação…) e conseqüências (confiança absoluta, entrega total, amor incondicional, esperança filial) que esse mistério implica.

Na lógica do ter, do poder e do prazer, a fé entra mais como instrumento do que como fundamento. Deus é mais meio do que fim. As buscas são mais pretensões do que abandono à providência divina. As escolhas e decisões são mais autoprojeções do que Vontade de Deus. A fé que deveria ser um modo de Deus conseguir algo de nós é mais um meio para conseguir algo de Deus. A fé encontra-se submersa no mesmo vazio onde o homem, da nossa época, resolveu se salvar.

A vida está correndo sério risco, quanto aos objetivos e metas, porque lhe falta o fundamento de fé. Ou seja, o substrato que lhe garanta, em todo o tempo e em qualquer situação, a verdade sobre a realidade última (a vida eterna) e penúltima (a vida neste mundo) de cada ser humano e de todo o ser vivo.

Para garantir a vida, é preciso voltar à fé pela fé. Voltemos à fé! Voltemos a Cristo! “A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem” (Hebreus 11,1).

O fundamento de fé é comparado à solidez de uma pedra. Para garantir tal fundamento é preciso professar a fé. Pedro professou a fé e Jesus chamou isso de pedra sobre se admite construção, com o poder de chave. “Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.’ Jesus disse: ‘Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu’” (Mateus 16,16-19).

De fato, somos uma construção e, se quisermos viver, neste mundo, dando um sentido para a nossa vida, com poder de chave, precisamos dar um fundamento de fé, em tudo o que fizermos, quisermos e decidirmos. “Vocês, porém, amados, construam sobre o alicerce da santíssima fé que vocês têm; rezem movidos pelo Espírito Santo; mantenham-se no amor de Deus, esperando que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo lhes dê a vida eterna” (Judas 1,20.21).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

  Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: