Entre os dias 22 a 29 de junho de 2025 realizou-se a Pastoral de Férias dos seminaristas da Diocese de Oeiras, na Paróquia São Francisco de Assis, no município de Campinas do Piauí. Distante 104 km da sede da Diocese. Participaram do Estágio Pastoral os seminaristas: Marcos Silvan do 2° ano de teologia e Sávio Henrique do 2° ano de filosofia
A chegada dos Seminaristas ocorreu no dia 22/06 com a Celebração Eucarística, às 18h, presidida pelo Pe. Odair Bezerra, Pároco local, coordenador do Serviços de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional na Diocese de Oeiras. Logo após a Missa participaram do tradicional Arraiá de São Chico.
Ao longo da semana, além da convivência com o pároco e com algumas famílias, os Seminaristas supracitados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da realidade paroquial por meio das visitas às nossas comunidades rurais – Mocó, Alto Formoso e Joaquim Pequeno, onde participaram do Dia Missionário do Dízimo uma frutuosa missão do dízimo. Além disso puderam participar de missas nas comunidades que celebraram as festas de seus padroeiros, São João Batista em Carreiras, Sagrado coração de Jesus em Volta e São Pedro em Chapadinha.
Nos dias 26/06 e 28/06 as atividades foram na sede com a Celebração da Missa e a realização do encontro com os jovens na quinta-feira e a Formação com Coroinhas no Sábado pela manhã.
Domingo, dia 29. O último dia da Pastoral de Férias foi marcado pela celebração na Comunidade Salinas, Curso Bíblico e Missa de encerramento na Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, encerrando-se assim o Estágio Pastoral dos seminaristas da Diocese de Oeiras
Acolhidos na Casa Paroquial, durante essa semana os seminaristas puderam fazer a experiência de Jesus que percorria as cidades e povoados “fazendo o bem” (cf. At 10, 38) e anunciaram a palavra do reino, “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho” (Mc 16,15). Nesses dias foi possível visitar as comunidades e participar da dinâmica da paróquia tanto na sede como nos Setores Missionários Rurais. Os formandos foram acolhidos com alegria por onde passaram.
Texto: Pe. Odair Bezerra
























por 