Seminarista Nailson  é instituído às Ordens Sacras na Solenidade da Imaculada Conceição

Compartilhe:

 

Nesta manhã, 08/12/2020, realizou-se a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria e a instituição às Ordens Sacras do seminarista Nailson Silva, na Igreja Imaculada Conceição, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras- Piauí. Presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Nobre, a Celebração Eucarística teve início às 09h, e foi concelebrada pelos Padres: Possidônio Barbosa, Pe. Jonh Elves (Paróquia Nossa Senhora da Vitória), Pe. João de Deus ( Paróquia Sagrada família), Pe. Rogério Santos (Paróquia São Francisco de Assis – Campinas), Pe. Francisco Barbosa (Paróquia Santo Inácio) e Pe. Antonio Roberto ( Area Pastoral São Miguel do Fidalgo) e seminaristas da Diocese Oeiras. Na assembleia apenas 30% da capacidade total dos católicos fiéis.

A Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada desde o século XI e está inserida no contexto do Advento-Natal, “unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe”, explica o Missal Romano. Em data de significativa importância, a Igreja faz memória do dogma que afirma a preservação de Maria do pecado original. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854.

Dom Edilson Nobre, na reflexão exortou os fieis a observar a Imaculada Conceição da Virgem Maria, para entender o sentido fé,  Maria nos ensina sobretudo a pureza, conservada do pecado original, mas acima de tudo obediente e preparada para conceber em seu ventre o filho de Deus; peçamos que Ela interceda junto a Jesus por nós. Ao seminarista Nailson disse que este é mais um passo na vivência dos dons, na entrega de sua vida, para servir, sobretudo, a Deus e a comunidade.

O ritual aconteceu após a homilia onde, o bispo convidou o candidato à frente para confirmar o desejo de receber, oportunamente, a ordenação diaconal e presbiteral. O bispo acolheu, em nome da Igreja, o propósito, inspirado por Deus.

O seminarista Nailson, cursa o 2º ano de Teologia no Instituto Católico de Estudos Superior do Piauí – ICESPI. Na caminhada para o sacerdócio os seminaristas são admitidos às Ordens Sacras, na qual o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato (cf. Cerimonial dos Bispos n.479).

O festejo da Imaculada Conceição em Oeiras, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, teve início no dia 28 de novembro com uma programação composta por missas novenas, oração do Oficio da Imaculada Conceição, oração do Rosário apressado. Encerrando neste dia 08, com missa solene (pela manhã), e este ano não haverá a tradicional procissão, somente a missa as 19h.

O festejo da Imaculada Conceição seguiu todos os protocolos de saúde exigidos para o atual momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts