Seminarista Carlos Antonio receberá ministérios de Leitor e Acólito

O Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, aceitou nesta quarta-feira, 02/07/2020, pedido do Seminarista Carlos Antônio, para receber os ministérios de leitor e acólito.

Na caminhada para o sacerdócio, o seminarista Carlos Antonio, oriundo da arquidiocese de Natal (RN), cursando o 4º ano de teologia, receberá os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se preparar e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.  Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (Cerimonial dos Bispos).

Na primeira carta de São Pedro no cap. 4,10, diz: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”, que essas palavras sejam tomadas como exortação para a bem vivência de seus ministérios, servindo à Igreja com alegria e gratidão.

Peçamos a todos que continuem rezando por ele, para que exerça dignamente esses serviços com fidelidade a Santa Mãe Igreja. E que Cristo Bom Pastor o renove cada dia no serviço, a alegria e a perseverança neste tempo formativo. Que a Virgem da Vitória, Rainha dos Apóstolos, modelo de seguimento a Jesus Cristo, caminhe do lado dele lhe ajudando a ser mais discípulo missionário em nosso tempo.

A instituição dos ministérios acontecerá na festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, no dia 16/07/2020, as 19:00 h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Participe acessando o instagran @dom_edilson.