Seminário Diocesano de Comunicação é realizado na Diocese de Oeiras

Compartilhe:

Realizou-se no sábado, 20/05/2023, no Centro Diocesano de Pastoral, em Oeiras – PI, o Seminário Diocesano de Comunicação. Participaram do evento representantes das paróquias e áreas pastorais da Diocese. Iluminados pelo Tema “Falar com o coração, Testemunhando a verdade no amor”(Ef 4,5), o Seminário teve a assessoria do Bispo diocesano de Oeiras Dom Edilson Nobre e do professor Fabio Medeiros.

Em sintonia com toda a Igreja Católica, que celebra desde 1967 na Solenidade da Ascensão do Senhor, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, refletiu-se a Mensagem do Papa Francisco como um bálsamo para ajudar os comunicadores a comunicarem a verdade de modo cordial e amável. A 57ª Mensagem exorta os comunicadores e equipes da Pastoral da Comunicação a humanizar as mídias das paróquias com palavras e atitude que preservem a paz, unidade e diálogo, buscando sempre falar em nome de Jesus Cristo.

O seminário teve início com a oração dirigida pelo coordenador da Pascom Diocesana Padre Gildásio, seguido do tema central que foi abordado por Dom Edilson.

Em sua explanação, Dom Edilson Nobre, enfatizou que “o falar amável abre uma brecha nos corações mais endurecidos; precisamos de comunicadores dispostos a dialogar, preocupados com a promoção de um desarmamento integral e empenhados em desmantelar as psicose bélica; e como cristãos, sabemos que é na conversão do coração que se decide o destino da paz, pois o vírus da guerra provem do intimo o coração humano; que Jesus nos ajude a colocar-nos à escuta do palpitar dos corações, para nos reconhecermos como irmãos e irmãs e desarmarmos toda e qualquer hostilidade e nos ajude a dizer a verdade no amor”.

 

No segundo momento, o professor Fábio Medeiros abordou a necessidade de falar com o coração nos novos espaços midiáticos a partir dos sites paroquiais, que é um areópago moderno de evangelização midiática. O professor realizou uma oficina prática de construção de site. Iniciou apresentando a proposta de site da paróquia de São Sebastião e em seguida iniciou a prática com os presentes. Solicitou que todos abrissem o navegador de internet e fizessem o download e cadastro na plataforma mobirise.com para iniciar a criação dos sites paroquiais. A oficina estendeu-se até as 13h e foi possível ter uma noção inicial do que cada pascom paroquial pode realizar e oficializar as informações que lhes são inerentes.

Ao final do Seminário, os participantes se sentiram provocados a falar com o coração, testemunhando a verdade no amor, para que todos possam viver sua vocação com “corações ardentes e pés a caminho”.

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA

Esperança não é uma coisa tão fácil, por isso, precisa ser decidida, antes, no coração, como fonte, objetivo e meta. Esperar não é um ato