SEJAM SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO, DIZ O SENHOR!

Compartilhe:

 

Desde muito pequeno somos incentivados e, quem sabe, desafiados a ser grandes; a crescer; a ser livres; a ter uma profissão; a ganhar muito dinheiro; a ter uma casa; a ser alguém na vida. E não faltam dicas e receitas sobre o que é bom.

Crescer passa a ser sinônimo de se dar bem na vida; de ter o que quer; de aproveitar bem a vida; de ser senhor de algo ou de alguém; de ser independente.

De fato, quem sonha cresce e amadurece. Mas, não é qualquer sonho que faz crescer.

O sonho que faz crescer é aquele que destaca o que seremos e não apenas o que teremos; o que realiza e não simplesmente o que dá prazer; o que humaniza e não o que endeusa; o que converte e não o que fanatiza…

É bem provável que uma boa parte dos sonhos que os outros tentam inculcar em nós provém da frustração de nunca terem sido realizados.

Se pensarmos bem, há sonhos melhores para se sonhar.

Qual é, afinal de contas, o seu sonho? O que tem ocupado a sua cabeça e o seu coração? Já parou para pensar que o seu sonho pode ser a tentativa dos outros de se realizarem, tardiamente, em você?

Se você quer sonhar bem, sonhe o sonho de Deus. Deus tem um sonho! Quer saber qual é o sonho de Deus? Nós somos o sonho de Deus! Sim! Nós somos o sonho de Deus e, tudo o que ele fez e faz está voltado para o nosso bem e salvação.

Deus quer que nós participemos deste seu sonho e façamos disso a nossa vida. Ele nos chama e nos diz: “sejam santos, porque eu sou santo!”

Este é um sonho que vale a pena porque nos faz voltar ao nosso estado original: fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Mas, este que é um sonho que vale a pena custa a nossa vida porque exige a nossa entrega. Ser santo não é um desejo impostado pela nossa vontade. Ser santo é um chamado; é uma vocação.

A vocação universal à santidade é um desafio muito grande a todos nós porque vivemos na contradição do pecado e na contramão da fé. Não é impossível ser santo porque, como diz o Senhor: “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros” (Jo 15,16-17).

Para que a santidade se tornou um sonho, a vida se transforma em Dom e Conquista e Graça e Tarefa. Quem aprende a sonhar o sonho de Deus, permite que Deus tome conta de toda a sua vida e aceita que ele realize a sua vontade.

Algumas indicações bíblicas nos ajudam a ver a santidade como um caminho possível e necessário:

1Jo 3,1-3: “Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque nós o veremos como ele é.”

Ez 36,24-27: “Vou pegar vocês do meio das nações, vou reuni-los de todos os países e levá-los para a sua própria terra. Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Colocarei dentro de vocês o meu espírito.”

Ef 1,3-5: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual,no céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor.”

Sejamos santos, porque nosso Deus é Santo. Este deve ser o nosso sonho!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

O DESPONTAR DO ADVENTO

  A Igreja Católica inicia neste final de semana o tempo chamado ADVENTO. Palavra latina, Adventus, que significa ‘chegada’; do verbo Advenire, que significa ‘chegar

LEIA MAIS

FIQUEM VIGIANDO!

  Você já reparou que a falta de atenção é uma constante entre nós e que, geralmente, redunda em problemas de graves conseqüências? Sofremos de

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts