Segundo dia do Encontro Nacional da Pascom é marcado por celebrações, palestras e show católico

Compartilhe:

O segundo dia do Encontro Nacional da Pascom, que acontece em Aparecida – SP, teve início na sexta, 25, com santa missa presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. Em seguida direto de Roma, Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, proferiu o painel Evangelização e espiritualidade na cultura digital, por videoconferência. O professor doutor em Comunicação, Elson Faxina e Daniel Cabaña, diretor da RIIAL – Rede de Informática da Igreja na América Latina, discorreram sobre Comunicação e mudanças socioculturais pelas tecnologias digitais. Ainda na mesma manhã houve plenária com a participação de Letícia Soberon, professora doutora em Comunicação pela Universidade Gregoriana de Roma, e do Pe. Antonio Sapadaro, doutor em Teologia e conferencista do evento.

Segundo Dom Claudio Maria Celli, é preciso seguir o indicativo da Igreja, a partir do desejo e anseio do Papa Francisco que prima por uma autêntica cultura do encontro, no acolhimento e na proximidade com os irmãos e irmãs, uma Igreja que vá ao encontro das pessoas.

Para o Jornalista Elson Faxina, que proferiu o painel Comunicação e mudanças socioculturais, é necessário oxigenar nossas comunidades, capacitando as lideranças, tornando os indivíduos protagonistas de uma comunicação da proximidade, da pertença ao mundo, dinamizando os processos comunicacionais em toda a Igreja. “Precisamos como nos diz o Papa Francisco, descomplicar a comunicação”, finalizou Elson.

Durante a tarde os jornalistas e comunicadores participaram dos seminários temáticos: Teoria e Prática na Pascom, Teoria e prática na Web, Teoria e prática na convergência midiática, Teoria e prática na arte e Teoria e prática na assessoria de imprensa. Às 20h em comemoração ao lançamento do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, aconteceu a Festa da Comunicação ao vivo, direto dos estúdios da Rede Aparecida de Comunicação, uma homenagem aos fundadores das TVs Católicas, bem como ao Pe. Zezinho, pelas canções e pelo trabalho de evangelização realizado durante seus 50 anos de vida consagrada.

O evento teve ainda participação do Grupo Ir ao Povo e do Grupo Chamas que animaram a festa com canções do Pe. Zezinho.

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

PALAVRA TEM PODER!

  Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria