Seguindo os protocolos de saúde para o atual momento, o CEFAS realiza a Assembleia Geral Ordinária

Seguindo as recomendações da OMS quanto ao uso de máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento social, o evento contou com um público reduzido presencialmente, no entanto, pôde ser acompanhado através do rádio pela FM educativa Cristo Rei.

A assembleia de prestação de contas do CEFAS aconteceu no último dia 30 de outubro de 2020, este é o momento em que a equipe atualiza os membros da Associação CEFAS que é composta pela Igreja católica, equipe e representantes das comunidades acompanhadas, sobre as atividades realizadas bem como sobre os próximos encaminhamentos.

Este tem sido um ano onde há a necessidade de uma maior articulação e organização em todos os setores para a continuidade das atividades em vista do momento de pandemia em que atravessamos e que nos traz responsabilidades ainda maiores: Se por um lado há um vírus tão agressivo que tem deixado milhares de vítimas pelo mundo todo, por outro lado existe um vírus tão perigoso quanto, que é o vírus da fome.

Desta forma organizações como a nossa que buscam apoio e incentivo para que as comunidades rurais ocupem seu espaço e consigam viver de uma maneira mais justa e digna precisamos nos manter ativos nesta luta, e assim, estivemos mesmo à distância levando assistência técnica às nossas comunidades com o auxílio das várias ferramentas de comunicação que temos à nossa disposição como o rádio através dos nossos programas, correspondências, pelo telefone e wathsapp, e ainda, buscamos ficar atentos aos editais que vem sendo lançados e sempre procurando inserir as comunidades para que estas possam vir a ser beneficiadas pelos programas de incentivo à agricultura familiar.

No decorrer da assembleia, além de apresentarmos os trabalhos desenvolvidos, tivemos também um momento inicial onde foi feita uma análise da atual conjuntura e cenário político e social do nosso País.  O momento que foi conduzido pelo Pe. João de Deus, Coordenador do CEFAS, e pelo Bispo Dom Edilson, Presidente da Associação CEFAS, ambos partindo de um ponto de vista comum, destacaram à sua maneira a percepção de como a desigualdade social se torna ainda mais impactante ao longo dos anos e sobre o enfraquecimento do apoio governamental a ONGs como o CEFAS no nosso País.

O Padre João de Deus ressalta que, enquanto o apoio e incentivo aos grandes produtores, ao agronegócio aumenta, só diminui as políticas públicas voltadas à agricultura familiar e por outro lado aumentando a burocracia, o mesmo ainda fala sobre a importância deste setor que é o que mantém o alimento na mesa dos brasileiros, sendo portanto o responsável por mais de 70% da nossa alimentação. Lembra ainda que o apoio aos grandes produtores tem trazido e ainda trará vários impactos, ecológicos, sociais e econômicos para o nosso País.

Para o Bispo Dom Edilson, é importante fortalecer organizações como o CEFAS e lembra a existência de outras organizações também na nossa região que lutam para que se façam valer os direitos do (a) Agricultor (a) Familiar. O mesmo dá ênfase à importância deste trabalho que é também um trabalho de igreja “uma instituição que se preocupa com a sobrevivência das pessoas, com as condições de vida digna das pessoas”. O mesmo ainda destaca que estamos inseridos numa realidade de muita pobreza e de muitos desafios, com poucas perspectivas, e que não devamos parar mediante tal situação nem simplesmente existir, mas de fato fazer acontecer e validar o nosso trabalho.

Fonte CEFAS

Postagem: Madalena Vieira