SABER VIVER É SABER CAMINHAR!

Compartilhe:

 

Estamos numa grande viagem de peregrinos que se põem a caminho! A vida é o caminho e, viver, é a caminhada! É preciso saber viver como caminhantes.

O Caminho se faz caminhando, mas, não raras vezes, perdemos o rumo e a direção. Se queremos “chegar lá”, não podemos perder de vista a responsabilidade pelo caminho e pela caminhada. Não podemos subestimar as exigências e surpresas do caminho (distância, estreiteza, buracos, encruzilhadas, outros caminhantes…) e, nem tão pouco as limitações pessoais para a caminhada (quedas cansaços, medos, inseguranças…).

Para acertar os passos, no caminho, precisamos definir a meta e fazer o plano da caminhada. Programar o tempo e acertar os detalhes. Verificar os meios e providenciar os recursos. Ter numa mão o mapa e na outra a bússola (ou GPS). Preparar a bagagem e definir o roteiro. Preparar os pés e colocar-se a caminho.

A Sagrada Escritura nos ensina a caminhar:

Mq 6,8. “Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus.”

Jo 12,35. “Procurem caminhar enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não alcancem vocês. Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo.”

Is 2,3. “Venham! Vamos subir à montanha de Javé, vamos ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos, e possamos caminhar em suas veredas. Pois de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de Javé.”

Dt 2,7. “Javé seu Deus abençoou você em todo o trabalho de sua mão. Ele acompanhou você na caminhada por esse grande deserto. Durante quarenta anos Javé seu Deus esteve com você, e a você nada faltou.”

Sb 6,23. “Não vou caminhar com a inveja corrosiva, pois esta nada tem em comum com a sabedoria.”

Gl 5,25. “Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito.”

1Jo 1,7. “Se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado.”

Rm 6,4. “Pelo batismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova.”

Fl 3,16. “Entretanto, qualquer que seja o ponto a que chegamos, caminhemos na mesma direção.”

1Rs 19,7. “Levante-se e coma, pois o caminho é superior às suas forças.”

Finalmente, mesmo diante de todas as iluminações da Palavra, é Jesus, quem toma a palavra diante de nossas indecisões, para ensinar a direção, o caminho e a meta: “Jesus continuou dizendo: ‘Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.’ Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim’.” (Jo 14,1-7).

De fato, o caminho não está pronto.  O caminho se faz caminhando.

O Caminho não é retilíneo, nem tão somente de altos e baixos. O caminho é cheio de idas e vindas. Portanto, é indo e vindo que se faz o caminho. Esta é a nossa caminhada. Este é o nosso viver.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts