Romeiros retornam as ruas para seguir os Passos do Bom Jesus

Uma grande multidão de romeiros marcou presença e lotou a Praça das Vitórias na tradicional Procissão do Bom Jesus dos Passos, nesta sexta-feira, 08/04/2022, em Oeiras – Piauí. O dia de maior expressão de fé e de espiritualidade vivenciados pelos romeiros do Bom Jesus, foi marcado com a participação presencial dos devotos, que demonstraram a alegria de poder retornar com as procissões.
O momento se inicia na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 16:30 h, com a reza do terço e o miserere e em seguida a Procissão segue em direção a Igreja Catedral, com parada nos Passos, ornamentados com alecrim e as flores de passos.

Em cada passo canta-se o miserere ( salmo 50), tem a benção com água benta e incenso, o lamento da Verônica (Maria Beú), alternando em português e em latim . A caminhada segue em direção a Praça das Vitórias, onde acontece o sermão do encontro.
   Este ano o sermão foi proferido por Dom Marcos Tavoni, bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Iniciou com o gesto de gratidão por estamos juntos, por termos superado a Covid-19, mas também a tristeza por termos perdido tantas vidas. Seguiu falando que precisamos conhecer o amor de Jesus por nós e pelo mundo inteiro e só deste modo sentir o desejo de fazer parte do seu plano de salvação. Continuou relembrando o momento em que Jesus é condenado a morte e carregando a cruz pesada sobre seus ombros e o Cirineu que passava pelo caminho do Calvário de Jesus, ajuda o Messias, como homem forte é capaz de suportar a cruz de Jesus. E somos chamados a suportar nossas dores e buscar nossa missão, saindo da zona de conforto e do comodismo e viver em permanente estado de missão. E como exemplo de seguidora de Jesus, Maria é a mulher do Sim que soube guardar e meditar tudo no seu coração, mesmo diante da dor de vê o filho sendo cruelmente condenado e mesmo chegando a exaustão foi firme até o fim. Concluiu falando do encontro entre mãe e filho, do olhar da mãe que se enche de misericórdia, mas sabe que tudo que está acontecendo é por amor. Maria é bendita entre todas as mulheres, permaneceu de pé ao lado do filho no momento mais difícil para uma mãe, que é presenciar a injustiça cometida com um inocente. E mesmo não tento cometido pecado algum Jesus é misericordioso e diz no leito de dor ” senhor perdoai- os , pois eles não sabem o que fazem”. Dom Marcos conclui ressaltando a importância da centenária tradição do Piauí ser o estado mais religioso. Fato que foi possível ser visto pelo grande número de devotos e devotas do Bom Jesus que marcaram presença, querendo dizer que é importante viver a vida em comunidade e vida cristã.

Após o sermão do encontro, as imagens do Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores seguem para o passo do engano, onde a secular imagem do Bom Jesus dá três voltas, relembrando Jesus enganando seus algozes. Neste momento, os romeiros devotos fazem três pedidos. Com isso, a procissão segue para o último passo, antes de dirigir-se à Igreja Catedral, onde as imagens ficam expostas para visitação dos romeiros.

Por: Dalva Carvalho.

Fotos: Ana Karla Freitas e Dalva Carvalho.