Romeiros retornam as ruas para seguir os Passos do Bom Jesus

Compartilhe:

Uma grande multidão de romeiros marcou presença e lotou a Praça das Vitórias na tradicional Procissão do Bom Jesus dos Passos, nesta sexta-feira, 08/04/2022, em Oeiras – Piauí. O dia de maior expressão de fé e de espiritualidade vivenciados pelos romeiros do Bom Jesus, foi marcado com a participação presencial dos devotos, que demonstraram a alegria de poder retornar com as procissões.
O momento se inicia na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 16:30 h, com a reza do terço e o miserere e em seguida a Procissão segue em direção a Igreja Catedral, com parada nos Passos, ornamentados com alecrim e as flores de passos.

Em cada passo canta-se o miserere ( salmo 50), tem a benção com água benta e incenso, o lamento da Verônica (Maria Beú), alternando em português e em latim . A caminhada segue em direção a Praça das Vitórias, onde acontece o sermão do encontro.
   Este ano o sermão foi proferido por Dom Marcos Tavoni, bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Iniciou com o gesto de gratidão por estamos juntos, por termos superado a Covid-19, mas também a tristeza por termos perdido tantas vidas. Seguiu falando que precisamos conhecer o amor de Jesus por nós e pelo mundo inteiro e só deste modo sentir o desejo de fazer parte do seu plano de salvação. Continuou relembrando o momento em que Jesus é condenado a morte e carregando a cruz pesada sobre seus ombros e o Cirineu que passava pelo caminho do Calvário de Jesus, ajuda o Messias, como homem forte é capaz de suportar a cruz de Jesus. E somos chamados a suportar nossas dores e buscar nossa missão, saindo da zona de conforto e do comodismo e viver em permanente estado de missão. E como exemplo de seguidora de Jesus, Maria é a mulher do Sim que soube guardar e meditar tudo no seu coração, mesmo diante da dor de vê o filho sendo cruelmente condenado e mesmo chegando a exaustão foi firme até o fim. Concluiu falando do encontro entre mãe e filho, do olhar da mãe que se enche de misericórdia, mas sabe que tudo que está acontecendo é por amor. Maria é bendita entre todas as mulheres, permaneceu de pé ao lado do filho no momento mais difícil para uma mãe, que é presenciar a injustiça cometida com um inocente. E mesmo não tento cometido pecado algum Jesus é misericordioso e diz no leito de dor ” senhor perdoai- os , pois eles não sabem o que fazem”. Dom Marcos conclui ressaltando a importância da centenária tradição do Piauí ser o estado mais religioso. Fato que foi possível ser visto pelo grande número de devotos e devotas do Bom Jesus que marcaram presença, querendo dizer que é importante viver a vida em comunidade e vida cristã.

Após o sermão do encontro, as imagens do Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores seguem para o passo do engano, onde a secular imagem do Bom Jesus dá três voltas, relembrando Jesus enganando seus algozes. Neste momento, os romeiros devotos fazem três pedidos. Com isso, a procissão segue para o último passo, antes de dirigir-se à Igreja Catedral, onde as imagens ficam expostas para visitação dos romeiros.

 

Por: Dalva Carvalho.

Fotos: Ana Karla Freitas e Dalva Carvalho.

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com