Romeiros participam em Oeiras da 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí

Compartilhe:

A 13ª edição da Romaria da Terra e da Água do Piauí teve início neste sábado, 17, com a chegada desde as primeiras horas da manhã, das caravanas vindas de todas as dioceses do Piauí. O evento é uma realização da CNBB NE 04 e já acontece há aproximadamente trinta anos. Participam também da romaria, autoridades eclesiásticas, como bispos e padres, religiosas, autoridades civis e uma representação de aproximadamente dez mil romeiros.

Durante a manhã, as caravanas foram recepcionadas nas três paróquias da cidade: Nossa Senhora da Vitória, Sagrada Família e Nossa Senhora do Rosário, com uma acolhida feita pela Pastoral da Juventude e pelo grupo Éfeta. Em seguida os romeiros foram conduzidos para as diversas residências familiares. A partir das 14h, tiveram início os seminários temáticos divididos em quatro centros, onde os participantes puderam expor as situações problemas e vivências, com determinadas práticas de degradação do meio ambiente.

O Seminário “Canaã” teve como tema: “Deus criou a Terra para sua descendência”; e aconteceu no Centro Diocesano D. Expedito Lopes. No auditório do IFIP aconteceu o seminário “Samaria” onde foi discutido o problema da Água, fonte de vida para todas as criaturas”, com a participação da AMO – Associação Ambiental de Oeiras, que mostrou uma grande preocupação com o riacho Mocha e com o rio Canindé.

Já o Seminário “Serrado” com o tema: “Grandes projetos e impactos socioambientais” foi no Ginásio Santaninha e teve a participação do bispo diocesano dom Juarez Sousa, de dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus, do bispo de Picos, dom Plínio, de dom Jacinto, arcebispo de Teresina, do governador Wellington Dias, do Secretário de Reoordenamento Agrário, Aldemar Almeida, representando o Governo Federal, do prefeito Lukano Sá, dos deputados Hélio Isaias e Assis Carvalho, do coordenador de irrigação do Estado, Dr. B. Sá, da vereadora de Teresina, Teresa Brito e do prefeito Gil Carlos de São João do Piauí.

O Seminário “Betânia” com o tema: “Migração forçada e trabalho escravo ameaçam a vida e a paz” ocorreu no ECC, com debate, inscrição de proposições e apresentação de relatórios das comunidades. Todas as discussões e os resultados serão levados à noite, quando acontecerá a Tribuna do Povo no adro da Igreja do Rosário a partir das 19h. Também no Rosário encontra-se uma tenda armada na Praça da Abolição, com o Santíssimo Sacramento exposto, além da tenda Memorial, com exposição sobre as romarias anteriores.

Os jovens também tiveram participação no evento. Durante a tarde aconteceram muitas discussões e debates na Tenda da Juventude, armada na sala da capela da Rádio FM Educativa Cristo Rei.

O bispo dom Juarez Sousa esteve presente nos demais seminários e na tenda da Juventude, levando sua palavra de fé e esperança. Também celebrou às 17h, santa missa na Igreja Catedral, concelebrada pelo bispo de Picos, dom Plínio e por sacerdotes das dioceses do Piauí, com uma grande participação de romeiros. Para dom Juarez, a Romaria da Terra e da Água do Piauí é um evento religioso e profético. “É preciso lutar contra todas as forças que sucumbem à vida, tendo como razão de nossa fé e esperança, Jesus”, completou Juarez.

A programação da Romaria continua à noite com a Tribuna do Povo no Rosário e no domingo, 18, a partir das 04h da manhã, teremos a caminhada, com concentração no morro do Leme e três significativas paradas: Prédio da Justiça Eleitoral, em frente ao Hospital Deolindo Couto e no riacho Mocha. Encerrando com santa missa no adro da Igreja Catedral de Nossa senhora da Vitória, às 06h da manhã.

DSC00054 (Copy)

DSC00113 (Copy)

DSC00104 (Copy)

DSC00088 (Copy)

DSC00026 (Copy)

DSC00126 (Copy)

 

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts