Romeiros do Bom Jesus participam da Sexta-feira de Passos conectados à internet

Compartilhe:

 

Romeiros e romeiras do Bom Jesus participaram de forma diferente das celebrações nesta Sexta-feira de Passos, 03 de abril de 2020, em Oeiras (PI). A procissão do Bom Jesus dos Passos acontece há duzentos anos e reúne um público de mais de trinta mil pessoas que percorrem as ruas históricas da primeira capital do estado. São promesseiros carregando pedras na cabeça, ex-votos, vestindo roxo e pessoas vindas de todos os lugares do país, numa expressão marcante da religiosidade popular. Devido a pandemia do novo coronavírus e seguindo as orientações sanitárias, a diocese de Oeiras, através do bispo Dom Edilson Nobre, criou estratégias comunicacionais para manter a tradição e a mística desse dia. Com o objetivo de evitar aglomeração, sem perder o caráter litúrgico, as celebrações foram concentradas neste dia, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória e Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com transmissão pelas mídias sociais da diocese e paróquias.

Logo cedo, conectados à internet, os milhares de devotos do Bom Jesus dos Passos acompanharam de casa, a recitação do terço ao Bom Jesus, direto da Igreja Catedral. Ao meio dia, os fiéis através das mídias sociais assistiram, da Igreja Catedral e Igreja do Rosário, o Ofício ao Bom Jesus. Às 16h30, Dom Edilson Nobre, bispo diocesano, presidiu na Igreja Catedral a cerimônia do Miserere (Salmo 50); seguido do canto de lamentação entoado por Joelma Borges, personagem Verônica (Maria Beú) e a bênção com a relíquia da Santa Cruz. Dando sequência, rezou-se novamente o Ofício ao Bom Jesus, encerrando com a ladainha da Paixão e Morte de Cristo. Nesta cerimônia, Dom Edilson, conectado aos fiéis, através das mídias sociais e rádios locais, exortou-os a ficarem em casa, a viverem esse itinerário da Semana Santa, acompanhando as atividades litúrgicas em família.

Após ter encerrado a cerimônia na Igreja Catedral, já no final da tarde, Dom Edilson deixou a Igreja e fez o percurso solitário da procissão, passando em cada Passo, capelas em número de cinco espalhadas pelo centro histórico que representam as estações da via-sacra. Ao passar em cada Passo, Dom Edilson presidiu a bênção das capelas e das flores de passo, um dos símbolos da celebração ao Bom Jesus.

Na missa das 19h, presidida pelo Pe. Possidônio Barbosa e concelebrada pelos padres José Francisco e John Elves, na Igreja Catedral, os romeiros do Bom Jesus puderam fazer seus últimos agradecimentos, acompanhando a celebração eucarística pelas rádios Primeira Capital e Vale do Canindé, bem como pelas mídias sociais da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

A Semana Santa de Oeiras só está começando. As celebrações litúrgicas vão até o dia 12 de abril, Domingo da Ressurreição do Senhor. Para acompanhar todas as cerimônias os fiéis deverão acessar: @pascomoeiras; @paroquiadavitoriaoeiras; facebook.com/paroquiadavitoriaoeiras.

Texto: Pedro Freitas Júnior

Fotos: Claudio Fernandes

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts