Reunião do CELAM: construir uma Igreja para os pobres

San Salvador – O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), inicia esta segunda-feira (08/05) uma reunião ordinária de cinco dias em San Salvador, inspirada na idea de construir uma Igreja para os pobres, pela qual Dom Óscar Arnulfo Romero ofereceu sua vida.

“Ele (Romero) foi movido e se converteu também em contato com o pobre, e agora poder celebrá-lo nesta Assembleia com esta dimensão (em favor dos pobres) tem um significado muito especial”, destacou o Bispo colombiano Juan Espinoza, Secretário Geral do CELAM.

Acompanhado pelo Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar, Dom Espinoza informou que participam do encontro delegados das 22 Conferências Episcopais latino-americanas, além do Canadá e Estados Unidos.

“Este ano temos como ênfase em todo o trabalho do CELAM promover uma Igreja pobre para os pobres”, sublinhou o prelado colombiano.

Dom Romero – chamado de “a voz dos sem voz” por lutar e defender uma Igreja com a “opção preferencial pelos pobres – foi assassinado em 1980 pelo regime que comandada El Salvador.

Na quinta-feira, todos os sacerdotes de El Salvador e Bispos do CELAM oficiaram uma Missa na Catedral de San Salvador, para celebrar antecipadamente o centenario do natalício do venerado pastor.

O CELAM, instituído em 1955, conta com 1.500 bispos e sua missão, além de promover a comunhão, é oferecer um espaço de reflexão sobre a realidade da Igreja latino-americana. (JE/AFP)