Reunião ampliada do Clero, religioso(as), coordenadores de pastorais e leigos é realizada na diocese de Oeiras

A diocese de Oeiras realizou na manhã desta segunda-feira, 03/04, a Reunião Diocesana de Pastoral, no Centro Diocesano de Pastoral Frei Jordão e contou com a presença dos padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas e pelo menos um representante leigo de cada paróquia para um momento de informações da diocese e encaminhamentos para ações a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2023.

Dom Edilson Soares Nobre, bispo diocesano, após a oração das laudes, fez a abertura da reunião falando sobre a Visita Pastoral Missionária que tem como tema, aproveitando o tema do ano vocacional, “Corações ardentes, pés a caminhão (Lc 24, 32-33), que será realizada ao longo do ano nas paroquias e áreas pastorais e explicou o porquê da realização da visita, sendo esta em consonância com o que orienta a igreja que seja realizada a cada 5 anos no âmbito pastoral doo bispo. Apresentou também uma proposta de identidade visual para a divulgação da Visita Pastoral Missionária e programação, a qual pode ser adaptada pelas paróquias para se adequar à realidade das comunidades.

Após a explanação do bispo, o padre Welson Barbosa, chanceler da Cúria, apresentou a Câmara Eclesiástica de Instrução Processual, órgão ligado à Cúria e que trata, entre outras coisas, sobre os processos de nulidade matrimonial, e fez um relato histórico sobre a câmara, orientando também que os processos devem ser remetidos ao Tribunal da Arquidiocese de Teresina, tendo em vista que a Diocese de Oeiras ainda não o tem constituído, entre outras orientações.

Outro ponto apresentado a todos os presentes e solicitado que fosse dado a devida divulgação sobre a  criação do Sistema Diocesano de Tutela de Menores e Vulneráveis que ficou a cargo do padre Kleyton Vieira que apresentou  os principais pontos do regulamento do sistema e tirou algumas dúvidas que surgiram ao longo de sua explicação. Ao final, Dom Edilson apresentou os membros da comissão que está a frente do sistema. São eles:

– Pe. Kleyton Vieira da Silva – coordenador – perito em Direito Canônico
– Pe. Welson Barbosa – notário – perito em Direito Canônico
– Waldineia Ferraz Reis Barroso – assessora jurídica
–  Aline de Fátima Croneberger Nunes Martins Jesuíno – psicóloga
– Gardênia Maria Gomes de Amorim Cavalcante – responsável de atendimento pastoral
– Camila de Sousa Moura Almeida – Assistente Social
– Kelson Silva de Almeida – secretário geral ouvidor.

Dentre tantas informações repassadas a todos e apresentações de atos da Cúria diocesana, foi dado posse ao novo membro do Colégio de Consultores, o padre Welson  Barbosa, da paróquia da Imaculada Conceição, de Francisco Ayres é o mais novo membro e Dom Edilson deu posse a ele desejando que ele seja um colaborador na causa da igreja em mais esta função que lhe foi confiada.

Por: Fábio Medeiros – Correspondente de Tanque – PI

APRESENTADOS POR DEUS A NÓS MESMOS!

Quem sou eu? Com esta pergunta básica-fundamental nos colocamos diante da existência, como seres únicos e irrepetíveis; nos afirmamos, como pessoa, diante de uma