Regional NE 4 promove Assembleia de Catequese em Parnaíba

Aconteceu, de 7 a 9 de outubro, Assembleia Regional de Catequese, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4. O evento foi realizado no Centro de Treinamento Sagrada Família na Diocese de Parnaíba e teve como tema ‘Projeto do Ano Regional da IVC (Iniciação à Vida Cristã) e de Animação Vocacional: Caminhos e Perspectivas’.

A assembleia foi assessorada pelo coordenador Regional para Animação Bíblico-Catequética, padre Wagner Carvalho e pelo bispo Referencial para a Catequese no Regional Nordeste 4, Dom Francisco de Assis. Estiveram presentes também o presidente da Comissão Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Juarez Sousa da Silva, além de coordenadores diocesanos e paroquiais de Catequese e catequistas em geral.

O padre Wagner Carvalho destacou que o evento se debruçou, sobretudo, sobre a organização do 4º Nordestão de Catequese, que será sediado pelo Regional Nordeste 4 em julho de 2023:

Tivemos como foco desta assembleia a vivência e aprofundamento do ano regional da iniciação à vida cristã, a fim de articularmos e traçarmos estratégias para a realização do 4º Nordestão de Catequese a ser realizado em Teresina de 21 a 23 de julho de 2023. Nosso objetivo será fortalecer a ação catequética nas paróquias, dioceses e comunidades por meio da partilha, da fraternidade e da celebração.

Para Dom Francisco de Assis, que participou da Assembleia através de videoconferência, a catequese deve levar Jesus aos catequizandos de um modo vivo e pedagógico, conforme as idades e experiências de vida:

Devemos ser protagonistas de um processo de catequese renovada, passando do ensino da doutrina para o anúncio da mensagem, que desperta para a fé viva em Jesus Cristo, para uma conduta verdadeiramente cristã, embasada a partir da Palavra de Deus e das dimensões pessoal, comunitária e social de cada um.

FONTE: https://cnbbne4.org.br/regional-ne-4-promove-assembleia-de-catequese-em-parnaib/