Aconteceu em Oeiras a última reunião ampliada da Romaria da Terra e da Água do Piauí

Aconteceu na Diocese de Oeiras a ultima reunião preparativa para a romaria da terra e da água do Piauí que acontecera nos dias 17 e 18 de outubro em Oeiras e contara com a participação dos romeiros de todo o estado do Piauí. Durante a reunião ficou decidido vários pontos importante em relação aos encaminhamentos da romaria e um deles foi a necessidade de se realizar o lançamento da 13º Romaria da terra e da agua do Piauí na cidade de Teresina no dia 8 de outubro em um local a ser definido.

A reunião aconteceu no auditório do centro diocesano Dom Expedito Lopes, Diocese de Oeiras, na ultima sexta feira (18) e todo o processo de preparação para 13ª Romaria da Terra e da Água, tem como fontes inspiradoras, o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, o documento 101 da CNBB, A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI que diz:  “É missão da Igreja convocar todos os homens para que vivam como irmãos, superando toda forma de exploração.

Com o tema “Terra e Água: Direitos dos povos, garantia de vida e paz”; e  o lema: “Eu darei esta terra à sua descendência”. (Gn 12, 7), a Romaria deseja provocar e construir um debate sobre a realidade de injustiça e negação de direitos vivenciada pelo povo do Piauí, a partir dos elementos “Terra e Água” como essenciais para a vida humana, sensibilizando e articulando forças vivas da Igreja e da sociedade, no campo e na cidade, para os direitos e deveres em relação ao meio ambiente de vida, ao cuidado e o uso da Terra e da Água, denunciando as injustiças e celebrando a alegria da partilha para a construção e fortalecimento da paz e solidariedade. Baseado nesses anseios que se realizará durante a romaria vários seminários que terão como ponto de discussão a Agua, a realização de grandes projetos ambientais que afetam o ambiente e o povo, migração forçada, entre outros temas.  As inscrições para os seminários podem esta sendo realizada no site da CNBB Regional NE4 .

Segue abaixo a lista dos Seminários temáticos com capacidade para 300 pessoas cada uma.

Seminário: Tema: “Deus criou a Terra para sua descendência”- Auditório Ir. Caldas, no Centro Diocesano D. Expedito Lopes

Seminário: “Água, fonte de vida para todas as criaturas”. – Quadra do IFPI (deslocamento: ônibus disponível na Catedral às 13:00hs);

Seminário: “Grandes projetos e impactos socioambientais”.- Ginásio de Esportes Santaninha;