QUER SER O PRIMEIRO? SEJA AQUELE QUE SERVE!

Compartilhe:

 

Nascemos para crescer! E crescer é sinônimo de: brilhar, vencer, ser grande, ser o melhor, ser o primeiro, alcançar o topo. Este deve ser o ideal de todas as pessoas.

Ninguém nasceu para ser pequeno e nem para ser o último!

Nascemos para o máximo e, não para o mínimo!

Infelizmente, porém, a verdade sobre o melhor para nós nem sempre é acompanhado pelo melhor de nós. Por deficiência de formação, por mentalidade torpe, por imaturidade, por falta de visão, referência e critério, fazemos da busca pelo melhor uma história de opressão, de violência, de enganação, de corrupção, de mentira e, de destruição.

O bem pretendido vai se vestindo de um grande mal. E, para que? Que proveito tem uma conquista feita na base do desamor? Que valor tem um bem que vem da injustiça? Que glória tem um lugar social que é fruto da espoliação do pobre? Que vantagem tem um brilho que precisou apagar o outro?

Nascemos para crescer mas, este bem não dispensa a dignidade, o respeito, o amor e a justiça. Se alguém quer brilhar, vencer, ser grande, ser o melhor, ser o primeiro, alcançar o topo faça-o sem destruir nada e nem ninguém!

A fé ensina como crescer sem precisar prejudicar, fazendo tudo valer a pena!

Disponham-se a serviço uns dos outros no amor (Gl 5,13-17.24-26)

“Irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, disponham-se a serviço uns dos outros através do amor. Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, tomem cuidado! Vocês vão acabar destruindo-se mutuamente. Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam.”

Minha vida não é preciosa para mim mesmo (At 20,17-24)

“Servi ao Senhor com toda humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vocês. E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém, sem saber o que aí me acontecerá. Só sei que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. Mas, de modo nenhum considero minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.”

Os justos estão nas mãos de Deus (Sb 1,16a; 2,1a.12-23)

“Com gestos e palavras, os injustos invocam a morte para si mesmos. Raciocinando de forma errada, eles comentam entre si: Vamos armar ciladas para o justo, porque ele nos incomoda e se opõe às nossas ações.

Eles pensam assim, porém estão enganados, porque a maldade deles os deixa cegos. Não conhecem os segredos de Deus, não esperam o pagamento pela santidade, nem acreditam na recompensa das vidas puras. Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria natureza.”

Onde há ciúme e espírito de rivalidade, existe desordem (Tg 3,13-18)

“Quem é sábio e inteligente entre vocês? Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde. Mas, se vocês têm no coração ciúme amargo e espírito de rivalidade, não fiquem se gabando e não mintam contra a verdade. Esse tipo de sabedoria não vem do alto; é sabedoria terrena, animal, demoníaca. De fato, onde há ciúme e espírito de rivalidade, existe também desordem e todo tipo de ações más.”

Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho? (Mc 9,30-37)

“Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: ‘Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?’ Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os Doze e disse: ‘Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos’.”

Não tenha medo de crescer, segundo a fé: crescer, fazendo crescer!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts