QUER MELHORAR DE VIDA?

Compartilhe:

A fé nos coloca diante de nós mesmos; como diante de um espelho! Precisamos nos encarar: olhar para nossa realidade interior e exterior (as vezes somos estranhos para nós mesmos). O dom e a dignidade da vida tem primazia em relação a tudo. A vida está em primeiro lugar. Por isso, cada um deve pôr o melhor de si a serviço da vida.

Para alcançar mudanças e para ser melhor, a vida precisa de nós e, não de nossas coisas. Porque, não são as coisas que a vida precisa para ficar melhor. Não são as nossas coisas que vão mudar algo na vida das pessoas. As coisas, geralmente, são disfarces ou chantagem para não nos envolvermos com a vida. Quem vive somente atrás das coisas, se coisificam. Perde a sua humanidade; renega suas necessidades humanas.

A constatação é a seguinte: para ser melhor, a vida precisa de nós! Portanto, dê um pouco de si mesmo para melhorar a vida. O que você vai oferecer para melhorar a vida; a sua vida e a vida dos outros?

Um caminho que ajuda a dar luzes nesta direção é este: pôr algo de nós mesmos para mudar a vida. Algo que é fruto da nossa fé, renúncia, fidelidade, bom senso, justiça, amor, carinho, fidelidade…

A Sagrada Escritura, no livro do Eclesiástico, aponta alguns elementos básicos desta tomada de postura sobre a vida: pôr o melhor de si a serviço da vida.

O melhor de cada pessoa é fruto da sabedoria que vem de Deus. Dar o melhor de si é uma atitude de fé madura porque, Toda sabedoria vem do Senhor e está com ele para sempre. Ele a repartiu entre os seres vivos, conforme a sua generosidade, e a concedeu a todos aqueles que o amam (Eclo 1,1.8).

O melhor de si no Temor do Senhor. “O temor do Senhor alegra o coração, contentamento, gozo e vida longa. Quem teme ao Senhor acabará bem, e será abençoado no dia da morte” (Eclo 1,10-11).

O melhor de si no na Paciência. “O homem paciente resiste até o momento oportuno, e será recompensado no final com a alegria” (Eclo 1,20).

O melhor de si na Fidelidade a toda prova. “Se você se apresenta para servir ao Senhor, prepare-se para a provação. Tenha coração reto, seja constante e não se desvie no tempo da adversidade” (Eclo 2,1-2).

O melhor de si na solidariedade e amor ao próximo.Não recuse ajudar o pobre, e não seja insensível ao olhar dos necessitados. Não faça sofrer aquele que tem fome, e não piore a situação de quem está em dificuldade” (Eclo 4,1-2).

O melhor de si na Autenticidade e coerência.Não contradiga a verdade, mas envergonhe-se de sua própria ignorância. Lute até à morte pela verdade, e o Senhor Deus combaterá por você” (Eclo 4,25.28).

O melhor de si na Prudência no falar.Seja constante no modo de pensar e coerente na maneira de falar. Esteja pronto para ouvir e lento para dar a resposta” (5,10-11).

O melhor de si na Disciplina. “Meu filho, empenhe-se na disciplina desde a juventude, e até na velhice você terá a sabedoria. Aproxime-se dela como quem ara e semeia, e espere pelos seus frutos saborosos” (Eclo 6,18-19).

O melhor de si na Vida familiar.  “Você tem filhos? Eduque-os e ensine-os a obedecer desde a infância. Você ama a sua esposa? Não se separe dela. Honre a seu pai de todo coração, e não esqueça as dores de sua mãe. Lembre-se de que eles o geraram. O que você lhes dará em troca por tudo o que eles deram a você?” (Eclo 7,23-28).

O melhor de si na relação com as pessoas.Não abandone um velho amigo, porque o novo não é como ele. Amigo novo é vinho novo: deixe que ele envelheça, e depois o beberá com prazer” (Eclo 9,10-12).

O melhor de si no amor próprio e auto estima. “Meu filho, conserve sua honra com modéstia, e saiba apreciar o justo valor que você tem Quem dará razão àquele que prejudica a si mesmo? Quem estimará aquele que menospreza a si próprio?” (Eclo 10,28-29).

Você pode dar o melhor de si para uma vida mais verdadeira, bonita e feliz. Mas, é preciso ter coragem porque, dar o melhor de si tem exigências que pode superar suas forças. Se você quer melhorar de vida, dê o melhor de si!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts