QUEM DE VOCÊS NÃO TIVER PECADO…

Compartilhe:

 

“Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”.

Com essas palavras, Jesus ‘desmonta o circo’ armado pelos doutores da lei e os fariseus, contra uma mulher que, segundo eles, ‘fora pega, em flagrante, cometendo adultério’. O texto diz que: ‘eles foram saindo um a um, começando pelos mais velhos”.

Quem não tem pecado? Quem poderia dizer que está isento de culpa?

Infelizmente, o mundo perdeu a consciência do pecado e, por causa disso, inventa mil maneira para se esquivar do peso e das conseqüências do pecado. Engana-se  quem não admite o pecado ou o que é pior, nega a própria humanidade.

QUEM NÃO TEM PECADO…

…OU É DEUS. “Aquele que nada tinha a ver com o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que por meio dele sejamos reabilitados por Deus” (2Cor 5,21).

“Não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado. Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança, a fim de alcançarmos misericórdia, encontrarmos graça e sermos ajudados no momento oportuno” (Hb 4,15-16).

…OU É HIPÓCRITA. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça. (Mateus 23,27-28).

…OU É FINGIDO. “Não diga: ‘Eu me afastei por culpa do Senhor’. Porque Deus não faz aquilo que ele próprio detesta. Não diga: ‘Foi ele quem me fez desviar’. Porque Deus não tem necessidade do pecador. O Senhor detesta qualquer tipo de abominação, e nenhuma delas é desejada por quem teme ao Senhor. Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões. Se você quiser, observará os mandamentos, e sua fidelidade vai depender da boa vontade que você mesmo tiver. Ele pôs você diante do fogo e da água, e você poderá estender a mão para aquilo que quiser” (Eclo 15,11-16).

…OU É MENTIROSO. “Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça. Se dizemos que nunca pecamos, estaremos afirmando que Deus é mentiroso, e a sua palavra não estará em nós. (1Jo 1,8-10).

A nova consciência que emerge da esperança pascal é essa:

“O amor de Cristo é que nos impulsiona, quando consideramos que um só morreu por todos, e conseqüentemente todos morreram. Ora, Cristo morreu por todos, e assim, aqueles que vivem, já não vivem para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por isso, doravante não conhecemos mais ninguém pelas aparências. Mesmo que tenhamos conhecido Cristo segundo as aparências, agora já não o conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu. Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação. Pois era Deus quem reconciliava com ele mesmo o mundo por meio de Cristo, não levando em conta os pecados dos homens e colocando em nós a palavra da reconciliação. Sendo assim exercemos a função de embaixadores em nome de Cristo, e é por meio de nós que o próprio Deus exorta vocês. Em nome de Cristo, suplicamos: reconciliem-se com Deus” (2Cor 5,14-20).

Estamos dentro da semana Santa! Ainda dá tempo de escolher um dos dias, dessa semana, como passo rumo ao Cristo Total.

Boa semana Santa para todos! Feliz Páscoa!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

VIVENDO A SEMANA SANTA

A semana santa está ai! Começa neste dia 24 de março. Vamos vivenciá-la Começando pelo Domingo de Ramos, a Semana Santa nos permite celebrar, mais

LEIA MAIS

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts