A igreja celebra a Quarta-Feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma, um período de quarenta dias, de oração, jejum e penitência que antecede a Páscoa. E neste dia também se inicia a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema: Fraternidade e Ecologia Integral ” e o lema: ” Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31).
Na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, foram celebradas duas missas: às 8 horas da manhã e as 19 horas. A missa da manhã presidida por Dom Edilson, bispo da Diocese de Oeiras, que na homilia exortou os fiéis a vivenciarem o período quaresmal com verdadeira conversão e intensificar as práticas da caridade, oração e o jejum. Fez também um convite a a buscar alternativas de superação da crise socioambiental e o cuidado com a casa comum.
Após a homilia, Dom Edilson fez a imposição das cinzas na testa dos fiéis, obtidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, simbolizam a fragilidade humana e a penitência.
Dom Edilson, encerrou a Santa Missa, invocando a benção e a buscamos nos introduzir no itinerário quaresmal rumo a celebração do triduo pascal.
Por: Dalva Carvalho