QUARESMA: OS TEMPOS MUDARAM!

O que será que sobrou das nossas quartas-feiras de cinzas: Lembranças?  Saudades? Tradição? Medo? Dúvida? Apreensão?

Será que toda essa história de quarta-feira de Cinzas já não diz mais nada, porque não passa de mais um dia que vem após o carnaval que, aliás, nesse ano nem aconteceu?

Cinzas para incomodar

Não precisamos remexer o baú das tradições religiosas ou da piedade popular para responder.

A questão não é a quarta-feira de Cinzas.  A questão é que estamos mergulhados num crescente secularismo, numa perda de memória histórica e num indiferentismo religioso

As cinzas lembram o pó do qual somos constituídos (Gn 18,27), mas o que as cinzas devem ser, de verdade, para todos nós, é tão forte quanto aquele que a fez: o fogo, para incomodar e para converter.

Rasguem o coração de vocês

Receber as cinzas é mais do que um gesto de piedade, do que uma tradição religiosa… é um compromisso de fé, um empenho pela conversão pessoal e a transformação do mundo. Quando as pessoas percebiam que haviam transgredido a Lei de Deus, que haviam sido infiéis: rasgavam suas vestes, se vestiam de saco e se cobriam com cinzas (2Sm 13,19; Est 4,1; Jó 2,8; 30,19; 42,6; Jn 3,6).

O Profeta Joel vai às últimas conseqüências do antigo gesto do saco e das cinzas propondo um sentido novo e mais completo: “Rasguem o coração de vocês e não as roupas!  Voltem para Javé, o Deus de vocês pois ele é piedade e compaixão… (Jl 2,12-17).

Onde está a Quaresma?

Quarta feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um tempo forte que já marcou a vida de muitas pessoas, sob diversos aspectos, mas que, em nossa época atual, perdeu grande parte do seu significado e força. É claro que, havia muitos temores injustificáveis, folclores…  O tempo passou, grande parte dos temores acabaram e a quaresma parece seguir o mesmo curso. Surge uma dúvida: será que as pessoas estavam mais propensas aos temores que aos valores e tesouros da quaresma?  Será que, por não haver mais tantos temores, vamos jogar fora aquilo que dá à nossa vida real fundamento e valores? Onde está a quaresma?  Será que ainda conseguiremos reavê-la?

Raízes de nossa quaresma

A quaresma busca seu real valor e significado na história do povo de Deus  que caminhou quarenta anos no deserto (Ex 16,35; Nm 14,33) e na vida de Jesus que foi tentado durante quarenta dias no deserto (Mc 1,12).  A simbologia do número 40 nos deu a Quaresma que se tornou uma interpelação de Deus para a nossa conversão, enquanto caminhamos neste mundo.  Gestos de Piedade como a Oração, o Jejum, a Penitência e a Caridade associada a Atitudes de fé, vão formando o cristão maduro.

Comecemos a quaresma pelas cinzas, numa atitude de fé; com jejum e abstinência de carne. Nada por simples tradição, mas por convicção!

Neste ano 2021, no contexto da Pandemia e chamados pelas intuições da Campanha da Fraternidade Ecumênica, somos chamados a viver a Quaresma, numa disposição de diálogo, vivido como compromisso de amor porque, “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14).

Resgatemos a quaresma da conversão para Cristo.

Que todos tenham uma excelente caminhada quaresmal.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em