Quanto vale a vida?

Compartilhe:

Quanto vale a vida? Quanto vale a sua vida? Quanto vale a vida dos seus familiares, parentes e amigos?

Por acaso a vida vale pelo que se come, pelo que se bebe, pelo que se veste, pelo que se estuda, pelo que se compra, pelo que se vende; pelo que se fuma… pelo carro, pela casa, pelo cheque, pelo cartão de crédito… pelo poder, pelo status, pelo clube…?

Será que a vida não vale um pouco mais? Qual referência utiliza aquele que mede a vida por tão pouco? Que valores operam dentro de quem vê a vida tão pequena, tão subjugada às coisas, à matéria?

Essa, não é uma visão Cristã! Pelo contrário, é uma visão capitalista e, portanto, materialista e ‘coisificante’. A visão Cristã tem como pressuposto de valor a pessoa humana! Tudo, nesse mundo, tem seu valor relativo à pessoa humana!

Procure seguir a linha de raciocínio da Palavra de Deus exposta logo abaixo:

“Não confie em suas riquezas, nem diga: ‘Elas resolvem tudo’. Não siga o seu instinto nem a sua força, para satisfazer os seus caprichos. Não diga: ‘Quem me poderá dominar?’ Porque o Senhor castiga, e castigará você” (Eclo 5,1-30).

“Quem gosta de dinheiro, nunca se sacia de dinheiro. Quem é apegado às riquezas, nunca se farta com a renda. Isso também é fugaz” (Ecl 5,9).

“Quando as riquezas aumentam, crescem também aqueles que as devoram. Que vantagem tem o proprietário, além de ficar sabendo que é rico?” (Ecl 5,10).

“Não confie nas riquezas injustas, porque elas não o ajudarão no dia da desgraça” (Eclo 5,8).

“Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus” (Lc 12,21).

“Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que um homem pode dar em troca da sua vida?” (Mt 16,26).

“Atenção! Tenham cuidado com  qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens” (Lc 12,15).

“Atenção! Todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não têm dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar. Por que gastar dinheiro com coisa que não alimenta, e o salário com aquilo que não traz fartura?” (Is 55,1-2).

“O Reino de Deus não é questão de comida ou bebida; é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quem serve a Cristo nessas coisas, agrada a Deus e é estimado pelos homens. Portanto, busquemos sempre as coisas que trazem paz e edificação mútua” (Rm 14,17-19).

“Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria” (Cl 3,1-5).

“Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Ma 5,20-21).

“Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas” (Mt 5,24).

“Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa?” (Mt 6,25).

Repense, hoje mesmo, o valor da sua vida para que você realmente viva e “tenha vida em abundância” (Jo 10,10).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts