Publicado Anuário Pontifício: crescem os católicos no mundo

Compartilhe:

Os católicos batizados no mundo passaram de 1115 mil milhões a 1254 mil milhões, entre 2005 e 2013, o que representa um aumento de 12%. Os dados estão contidos no Anuário Pontifício 2015, publicado nesta quinta-feira dia 16 de abril.

Existem, contudo, diferenças percentuais nos vários continentes. A Europa, por exemplo, com um crescimento populacional tendendo ao declínio nas próximas décadas, observou um leve aumento dos batizados em 2013, totalizando 287 milhões, 6,6 milhões a mais em relação a 2005.

Na África os católicos tiveram um incremento de 34%, passando de 153 milhões em 2005 a 206 milhões em 2013. O aumento deve-se, sobretudo, à elevação da presença dos fiéis batizados. Os católicos, que representavam 17,1% da população africana em 2005, oito anos mais tarde passaram a representar quase 19% da população no continente.

O crescimento de fiéis na América e Ásia, por sua vez, teve um incremento de 10,5 e 17,4%, respetivamente, explicável em parte pelo aumento populacional registado neste período. Em termos relativos, de facto, os católicos americanos mantém a percentual de 63% da população, enquanto na Ásia a incidência de católicos passou de 2,9% em 2005 a 3,2% em 2013.

Na Oceânia a incidência de católicos batizados por cada cem habitantes permanece estável, não obstante em valores absolutos tenha observado um leve decréscimo.

O Anuário revela ainda um aumento do apostolado desenvolvido por bispos, sacerdotes, diáconos permanentes, religiosos não sacerdotes, religiosas professas, membros de institutos seculares, missionários leigos e catequistas. De registar também um aumento do apostolado leigo.

Os sacerdotes apesar de um aumento geral na África e na Ásia, apresentam uma diminuição geral. Ao invés, os diáconos permanentes e os religiosos não-sacerdotes apresentam um real crescimento. Entretanto, as religiosas apresentam uma evidente diminuição.

A redação do Anuário Pontifício foi desenvolvida sob a coordenação do Mons. Vittorio Formenti, encarregado do Departamento Central de Estatística da Igreja e do Prof. Enrico Nenna. (RS)

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts