‘Proximidade e sinodalidade’: Audiência entre bispos do Piauí e Ceará e o Papa Francisco marca este 4º dia de Visita ad Limina

Compartilhe:

Na programação da Visita Ad Limina dos Bispos do Piauí e do Ceará, em Roma, a manhã desta quinta-feira (12) foi especial. O grupo de 20 bispos participou da Audiência com o Papa Francisco, no Vaticano. Em seu discurso, o Santo Padre destacou a palavra “proximidade” como atitude essencial para os bispos.

O bispo da Diocese de Oeiras-PI, Dom Edilson Nobre, explica que o Papa exortou o episcopado a uma maior proximidade com Deus e com o povo:

“Foi um encontro marcante, um momento intenso, no qual tivemos a oportunidade, por mais de duas horas, de estar diante do Papa, ocasião em que apresentamos as nossas inquietações, de uma forma muito espontânea. O Santo Padre chamou a atenção para a importância da proximidade em nossas relações (entre bispos e Igreja) e reiterou esse pedido, porque, de fato, essa proximidade é a centralidade da evangelização”, disse.

Ainda de acordo com Dom Edilson, a Audiência com o Papa representou uma oportunidade de renovação e de ressignificação do Ministério dos bispos, através da comunhão fraterna e do fortalecimento de vínculos com a Igreja e todo o povo de Deus:

“Foi um encontro muito gratificante e enriquecedor para todos nós, estar diante daquele que ocupa do lugar de Pedro. Esta visita nos ajudou a renovar a alma e fortalecer os vínculos necessários para a catolicidade da Igreja. Ao fim da visita, o Santo Padre ainda dirigiu uma benção especial ao povo do Piauí e do Ceará, e nos encorajou a assumir os desafios e as responsabilidades do Ministério. Eu diria que foi o dia da graça”, completa.

O bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-PI e secretário do Regional Nordeste IV da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Marcos Antonio Tavoni, também fez uma avaliação da Audiência:

“Este momento se revestiu de um significado todo especial. Foi o centro da nossa visita. O Papa nos proporcionou um momento de acolhida, numa verdadeira roda de conversa, uma maneira informal e, dentro de uma clima fraterno, discutimos vários assuntos pertinentes à Igreja e à sociedade. Sempre com uma palavra de sabedoria, nos orientou a direcionar e a conduzir os rumos da Igreja a partir de uma proximidade, de um sentimento de abertura de coração, seriedade e fraternidade. Foi um momento de exercício sinodal, onde a nossa missão se manifesta verdadeiramente”, avalia.

Este quarto dia da Visita Ad Limina contou ainda com visita à Congregação para a Causa dos santos, Congregação para o Clero e encerrou com a celebração de uma missa no Colégio Pontifício Pio Brasileiro, onde os bispos do Piauí e do Ceará estão hospedados.

 

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts