Procissão do Senhor Ressuscitado percorre ruas do centro histórico de Oeiras

Compartilhe:

Nesta manhã de Domingo da Ressurreição, 20 de abril, um número significativo de fieis participaram com muito entusiasmo, da procissão do Senhor Ressuscitado pelas ruas históricas de Oeiras. A procissão deixou a Igreja Catedral ás 08h30min e seguiu o trajeto tradicional. Dom Juarez Sousa, bispo diocesano, o Pe. Kleyton Vieira, pároco da catedral e os padres José Francisco e João Francisco estiveram presentes em toda a cerimônia, inclusive na Missa da Ressurreição que aconteceu logo em seguida a procissão, na Igreja Catedral, presidida por dom Juarez.

A imagem utilizada na procissão é uma imagem do Senhor Ressuscitado de madeira policromada, século XIX, e que faz parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Oeiras. Após a missa os fieis puderam se aproximar da imagem, que ficou exposta para a veneração.

Páscoa ou Domingo da Ressurreiçãocelebra a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, com exceção às relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejuns, orações e penitências.

Em sua homilia, dom Juarez Sousa, bispo diocesano, enfatizou o papel das personagens da história bíblica que foram testemunhas da ressurreição do Senhor, como Maria Madalena e João, o discípulo amado. Que através do amor creram e testemunharam a fé na vida que vence a morte a partir de Jesus, nosso Senhor e Mestre. Exortando a assembleia presente àquela cerimônia religiosa, para que também a exemplo de Maria Madalena e João, sejam também testemunhas da ressurreição de Cristo, no mundo de hoje que vive uma crise de fé.

A festa do Domingo da Ressurreição em Oeiras encerra o ciclo das festividades da Semana Santa mais tradicional do Piauí.

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts