Procissão do Fogaréu ilumina o centro histórico de Oeiras

Nesta Quinta- Feira Santa (14) às 21 horas com concentração no Patamar da Igreja Catedral, uma multidão de homens com suas tochas de fogo, percorreram as ruas da cidade com entusiasmo, fé e com sentimento de alegria pelo retorno desta procissão, após dois anos sem a realização da mesma, uma que é a das tradicionais durante as celebrações da Semana Santa em Oeiras.

Uma das tradições deste ato paraliturgico é que as mulheres ficam em Vigília Eucarística no interior da Catedral e nas janelas e porta de suas casas, enquanto os homens percorrem as ruas do Centro Histórico, o cume da procissão é com a chegada no patamar da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde todos pararam para ouvir o Sermão do Fogaréu esse ano proferido pelo Pe. Anchieta Arrais da Diocese de São Raimundo Nonato, porém incardinado na Arquidiocese de Teresina e professor do ICESPI (Instituo Católico de Ensino Superiores do Piauí).

Na sua reflexão refletiu sobre três perspectivas: a vida, a luz e a educação.
A vida como projeto de Deus, tem como finalidade o respeito, o amor pelo outro, a solidariedade e a fé. Que a sociedade neste tempo contemporâneo torna-se vulnerável, fragilizada porque não pensa no passado, só pensa no hoje, no agora e no futuro e por conta disso se perde o sentido da vida e entra num estado de depressão, dependência, buscando suas vontades e não a vontade de Deus. Alertou sobre o sentido de não perdemos nossa referência, que deve está centrada em Cristo.

Ressaltou ainda que é importante buscar a luz e essa luz é Jesus que nos encaminha e nos impulsiona a caminhar com Ele rumo a conversão. Concluiu lembrando do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que fala sobre a educação e do grande mestre que ensina com sabedoria e fala com amor e assim devemos seguir seu exemplo. E que é necessário valorizar a educação e todos os profissionais desta área e construir uma educação mais humanizada onde Jesus Cristo é o educador por excelência.

Após o momento do Sermão Dom Edilson Soares nobre concedeu a bênção sobre os presentes que retornaram em silêncio para suas casas.

Por: Matheus Nunes

Fotos: Claudio Fernandes